.

Cuiteense Tarcio Pessoa realiza evento inédito na história do Poder Judiciário da Paraíba.

Cuité Pb online | 20:28 | 0 Comentários

Partilhar

O evento em questão diz respeito a 2ª Reunião dos Comitês de Orçamento do Poder Judiciário




Os Comitês Orçamentários de 1º e 2º Graus do Tribunal de Justiça da Paraíba se reuniram, na manhã desta quinta-feira (30), para tratar das demandas financeiras do Poder Judiciário estadual, em evento inédito na história do Poder Judiciário, que contou com a participação do presidente do Tribunal, desembargador Marcos Cavalcanti, e do secretário de Estado de Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças, Tárcio Pessoa.

Na pauta da reunião, os membros dos comitês, sob a orientação do desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, discutiram sobre a execução orçamentária e a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de 2016. Em seguida, o diretor de Economia e Finanças do TJPB, Paulo Romero, fez a apresentação do orçamento da Execução Orçamentária do Judiciário, com detalhamentos e metodologia.

O encontro, que marcou a segunda reunião dos Comitês, foi aberto pelo presidente da Corte de Justiça, desembargador Cavalcanti. “Desejo um bom e frutífero trabalho aos participantes, para a formulação de um orçamento melhor para o próximo ano. Agora com a criação do orçamento participativo, onde todo o processo poderá ser acompanhado pela sociedade, desde a arrecadação ao repasse”. Declarou o presidente.

O chefe do Poder Judiciário, na oportunidade, agradeceu a participação do secretário Tárcio, que veio ao Tribunal fazer uma explanação sobre economia, finanças e orçamento. “Sou magistrado há 34 anos e nunca vi isso; essa interação entre os poderes na área de orçamento e finanças. Por isso, agradeço, em nome do Tribunal, o gesto do secretário Tárcio Pessoa, que vei nos presentear com uma verdadeira aula de economia, história e orçamento, com foco na atual realidade econômica do país e o Estado da Paraíba”, finalizou.

O encontro foi encerrado com a palestra do secretário Tárcio Pessoa, que, entre outros tópicos, ressaltou o esforço do governo para equilibrar as contas do Estado da Paraíba, que atualmente é citado com exemplo para o país. “Apesar das dificuldades geradas pela crise financeira que o país atravessa, podemos dizer que o governo da Paraíba fez o dever de casa”, assegurou.

Após apresentação feita para os integrantes dos Comitês, o secretário atentou para “a importância da harmonização entre os Poderes na busca de equilibrar as questões do orçamento”. E fez alerta para a criação de um novo paradigma. “Para assim, podermos planejar bem os passos para o próximo ano. Que é justamente o que faz a diferença entre uma boa e uma má administração.”, pontuou o secretário.

Já o desembargador Oswaldo Trigueiro, gestor do projeto criado para atender as resoluções do Conselho Nacional de Justiça, referente à política orçamentária, enfatizou que o foco das mudanças atuais está voltado para a priorização do 1º Grau.

O magistrado ressaltou que “construção de um orçamento voltado para a solução dos problemas da 1ª instância é apenas um, dos nove aspectos contemplados pela Política de Priorização do 1º Grau”, que está disciplinada pela Resolução nº 12/2014/TJPB, através da Formação do Comitê Gestor Regional; bem como Resolução nº 194 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a Política Nacional de Atenção Prioritária ao 1º grau de jurisdição.

Por Gecom-TJPB – com Laíse Santos

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!