.

Ação Global promove qualidade de vida para moradores de Cuité, na PB

Cuité Pb online | 22:15 | 0 Comentários

Partilhar


O município de Cuité, localizado no Curimataú paraibano, recebeu neste sábado (30), o Dia D da Ação Global. O projeto é realizado pela Rede Globo – representada, no Estado, pelas TVs Cabo Branco e Paraíba -, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi). Este ano, a iniciativa trouxe como tema “Qualidade de Vida”, oferecendo uma gama de serviços gratuitos à população nas áreas de saúde, cidadania, educação, cultura, esporte e lazer.

As atividades tiveram início às 8h, mas teve gente que chegou bem mais cedo para garantir atendimento. Como a agricultora Linda Santos. Moradora da cidade, ela aproveitou a Ação Global para ir, pela primeira vez, à uma consulta oftalmológica. “Fiquei sabendo do serviço pelo carro de som, que passou anunciando na minha rua. Tenho uma mancha no olho e sinto a vista pesada à noite. Sei que tenho algum problema, mas nunca pude fazer um exame. A Ação Global me deu essa oportunidade”, disse ela, que chegou ao local do evento às 6h.

Muita gente também se antecipou em busca dos serviços de documentação, executados através de um grande mutirão instalado no prédio do INSS. A estudante Rafaela Evangelista aproveitou o Dia D para atualizar sua carteira de indetidade. Grávida de seis meses, ela foi ao evento acompanhada pela mãe, Josefa Evangelista, para tirar a segunda via do documento.

“A minha primeira estava desgastada e acabou rasgando. Devido à gestação, tive atendimento prioritário aqui na Ação Global. Tirei foto 3x4 de graça e garanti minha nova carteira”, comemorou Rafaela. “Cheguei com ela às 10h e, em menos de uma hora, resolvemos o que precisávamos. Foi tudo providencial”, falou Josefa. No total, foram registradas 200 novas carteiras de identidade, além de cerca de 220 carteiras de trabalho e de 600 fotos 3x4.

O dia ainda reservou espaço ao lazer. Quem aproveitou bastante para brincar foi a pequena Kindelly, de 2 anos. A mãe dela, Fernanda Naiara, contou que foi para a Ação Global estrategicamente pensando na diversão da filha. “Soube que teriam atividades específicas para as crianças. Então, não pensei duas vezes. Não é sempre que temos acesso a um projeto como esse, por isso, viemos aproveitar”, falou Fernanda, enquanto sua bebê brincava no “Espaço da Criança”, supervisionada pela equipe de voluntários.

SONHOS REALIZADOS

Para a prefeita de Cuité, Euda Fabiana, a Ação Global representa uma iniciativa transformadora para o município. “Vimos aqui na cidade a animação de todos. O pessoal da zona rural compareceu de forma massiva. Muitas pessoas realizaram sonhos. Algumas esperavam há muito tempo para ter acesso aos serviços oferecidos, como o casamento coletivo (assista ao vídeo!), que oficializou a união de cem casais. Ficamos felizes e honrados em receber tudo isso”, destacou.

Por tantas comemorações envolvidas, o Dia D da Ação Global foi recebido como uma festa pelos moradores da região. Os resultados positivos são frutos do empenho e do trabalho de uma equipe que envolveu cerca de 400 voluntários e pelo apoio de, aproximadamente, 70 parceiros.

Segundo a superintendente do Sesi-PB, Claudete Leitão Martins Wanderley, os trabalhos em torno do projeto tiveram início há meses, com a realização de pesquisas para identificar as principais deficiências sofridas pela população de Cuité e, a partir daí, saber como beneficiar a população.

“Hoje, temos cidadania em todo canto, mas sabemos que ainda há muito para ser feito. Nosso papel mais importante não é só hoje, e sim a partir de amanhã. Que as pessoas saibam que, conseguindo parceiros, elas vão poder concretizar todos os seus processos administrativos. Esse é o principal papel do projeto”, concluiu.

G1

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!