Ação Global promove qualidade de vida para moradores de Cuité, na PB
O município de Cuité, localizado no Curimataú paraibano, recebeu neste sábado (30), o Dia D da Ação Global. O projeto é realizado pela Rede Globo – representada, no Estado, pelas TVs Cabo Branco e Paraíba -, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi). Este ano, a iniciativa trouxe como tema “Qualidade de Vida”, oferecendo uma gama de serviços gratuitos à população nas áreas de saúde, cidadania, educação, cultura, esporte e lazer.
As atividades tiveram início às 8h, mas teve gente que chegou bem mais cedo para garantir atendimento. Como a agricultora Linda Santos. Moradora da cidade, ela aproveitou a Ação Global para ir, pela primeira vez, à uma consulta oftalmológica. “Fiquei sabendo do serviço pelo carro de som, que passou anunciando na minha rua. Tenho uma mancha no olho e sinto a vista pesada à noite. Sei que tenho algum problema, mas nunca pude fazer um exame. A Ação Global me deu essa oportunidade”, disse ela, que chegou ao local do evento às 6h.

“A minha primeira estava desgastada e acabou rasgando. Devido à gestação, tive atendimento prioritário aqui na Ação Global. Tirei foto 3x4 de graça e garanti minha nova carteira”, comemorou Rafaela. “Cheguei com ela às 10h e, em menos de uma hora, resolvemos o que precisávamos. Foi tudo providencial”, falou Josefa. No total, foram registradas 200 novas carteiras de identidade, além de cerca de 220 carteiras de trabalho e de 600 fotos 3x4.
O dia ainda reservou espaço ao lazer. Quem aproveitou bastante para brincar foi a pequena Kindelly, de 2 anos. A mãe dela, Fernanda Naiara, contou que foi para a Ação Global estrategicamente pensando na diversão da filha. “Soube que teriam atividades específicas para as crianças. Então, não pensei duas vezes. Não é sempre que temos acesso a um projeto como esse, por isso, viemos aproveitar”, falou Fernanda, enquanto sua bebê brincava no “Espaço da Criança”, supervisionada pela equipe de voluntários.
SONHOS REALIZADOS
Para a prefeita de Cuité, Euda Fabiana, a Ação Global representa uma iniciativa transformadora para o município. “Vimos aqui na cidade a animação de todos. O pessoal da zona rural compareceu de forma massiva. Muitas pessoas realizaram sonhos. Algumas esperavam há muito tempo para ter acesso aos serviços oferecidos, como o casamento coletivo (assista ao vídeo!), que oficializou a união de cem casais. Ficamos felizes e honrados em receber tudo isso”, destacou.
Por tantas comemorações envolvidas, o Dia D da Ação Global foi recebido como uma festa pelos moradores da região. Os resultados positivos são frutos do empenho e do trabalho de uma equipe que envolveu cerca de 400 voluntários e pelo apoio de, aproximadamente, 70 parceiros.
Segundo a superintendente do Sesi-PB, Claudete Leitão Martins Wanderley, os trabalhos em torno do projeto tiveram início há meses, com a realização de pesquisas para identificar as principais deficiências sofridas pela população de Cuité e, a partir daí, saber como beneficiar a população.
“Hoje, temos cidadania em todo canto, mas sabemos que ainda há muito para ser feito. Nosso papel mais importante não é só hoje, e sim a partir de amanhã. Que as pessoas saibam que, conseguindo parceiros, elas vão poder concretizar todos os seus processos administrativos. Esse é o principal papel do projeto”, concluiu.
G1
Category:
0 Comentários