.

COLUNA DEMA MACEDO 17/02/2011

Cuité Pb online | 13:41 | 0 Comentários

Partilhar







O Que os Olhos Não  Vêem a Natureza Sente. 
Por Dema Macedo 





A problemática dos Matadouros Públicos de algumas cidades, passam por falta de investimentos do poder público  e a inércia dos gestores que não  priorizam  a questão, em relação ao matadouro de  Cuité  a UFCG tem estudos dos impactos ambientais na localidade.
Sem fazer uma oposição velada, digamos que está nas mãos da atual prefeita de Cuité  a oportunidade de resolver definitivamente os problemas do Matadouro Público. A prefeita   faz parte da agremiação partidária (PMDB) que tem o maior número na bancada Federal (deputados e senadores) assim como  envidam esforços para contratações de bandas de forró,  quiçá destinasse uma emenda parlamentar para  construção de um novo Matadouro em Cuité  que atenda as normas ambientais e da vigilância sanitária.
O  Matadouro de Cuité  há anos se conflita com o meio ambiente , dejetos são lançados em valas a céu aberto,  salmoura e sangue das vísceras dos animais abatidos causam  fedentina  nas proximidades  do campus universitário, nessa mesma rota degrada alguns açudes inclusive ameaçando  o açude  que abastece a cidade.

Necessário que se crie uma gestão ambiental possível de organizar e se adequar  a promoção de um meio ambiental ecologicamente correto. Verificar as dificuldades existentes, procurar soluções para  as melhorias de abate dos animais e da área ambiental. Justiça se faça ao meio ambiente, antes tarde do que nunca  é tempo de correção , nos dias de hoje é lastimável que  cidade do porte de Cuité ainda tenha um Matadouro  nessas condições.

Com o advento de um novo Matadouro, além de uma melhor qualidade das carnes para o consumidor final, poderá  gerar mais emprego e indispensável que se inclua um projeto de recuperação das áreas degradadas. Nos dias de hoje em matadouros estruturados os dejetos são aproveitados para adubos ao invés de ser descartados ao solo.O que os olhos não vêem o coração não sente, mas a mãe natureza sente  e  sente profundamente diante da nossa acomodação em não lhe defender. 


Os vereadores deverião requerer resolutividade da PMC , antes que se formalize um “TAC” nas vias judiciais , urge que se busque junto aos políticos recursos provenientes do Governo Federal  e Municipal.
A população de Cuité há tempos que merece  um novo equipamento  “ Matadouro” com abatedouro de animais de pequeno e grande porte , dotado de  lagoa de estabilização , currais, casa de salga,  graxaria, casa de caldeiras, área de apoio com banheiras,refeitórios para funcionários e sala de fiscalização. Se na política até Boi pode voar então perfeitamente poderá ser abatido em um  novo Matadouro.




Category: , , ,

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!