.

Cuiteense Tárcio Pessoa recebe mais alta comenda da Polícia Militar da Paraíba

Cuité Pb online | 23:53 | 0 Comentários

Partilhar


O cuiteense e secretário de estado do Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças Tarcio Pessoa, vai receber a mais importante outorga conferida pelo Comando da PM às personalidades que mais se destacaram e prestaram relevantes serviços à Polícia Militar.

Além de Tarcio Pessoa, serão homenageados o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino a vice-governadora, Lígia Feliciano; o promotor de Justiça da Auditoria Militar, Fernando Antônio Ferreira de Andrade; a superintendente da Suplan, Simone Guimarães; o superintendente regional da Polícia Federal, Nivaldo Farias de Almeida; o pároco Marcondes Meneses; o comandante do Primeiro Grupamento de Engenharia, Daniel de Almeida Dantas; entre outras autoridades civis e militares.

O secretario agradeceu ao Governador Ricardo Coutinho e Polícia Militar da Paraíba, “recebo essa importante honraria com muita emoção e felicidade! Só quem conhece e sabe da grande importância da Polícia Militar para a sociedade é capaz de entender a minha satisfação pelo reconhecimento desta briosa instituição”, pontuou Tarcio Pessoa

Sobre a medalha

A medalha de mérito “Cel PM Elísio Sobreira” foi criada para ser entregue no dia do patrono da Polícia Militar da Paraíba, reconhecendo a dedicação e os feitos heróicos do Cel. Elísio Augusto de Araújo Sobreira, durante sua passagem pela corporação. O data que presta homenagem ao patrono da Polícia Militar foi instituído pelo Decreto no.15.489 de 09 de Agosto de 1993.

Registra a história que no dia 03 de fevereiro de 1832 foi criado o Corpo de Guardas Municipais Permanentes da Paraíba. Já em 1834, com o advento de uma emenda à Constituição do Império, as províncias ganharam autonomia, sendo criado o Poder Legislativo provincial. Na primeira reunião da Assembleia Legislativa, em 02 de junho de 1835, o Coronel PM Elísio Sobreira, através da Lei nº 09, altera o nome para “Força Policial”. Em 1892 passou a denominar-se de Corpo Policial.
Elísio Sobreira

Ao longo de 183 anos de existência, a Polícia Militar da Paraíba participou de momentos históricos importantes na Paraíba e no Brasil. Em 1912 o então alferes Elísio Sobreira enfrentou grupos armados na região do Cariri paraibano. Em 1926 o tenente coronel Elísio Sobreira dirigiu pessoalmente a luta no combate à Coluna Prestes no sertão paraibano

CuitéPBOnline

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!