CAMPUS DA UFCG EM CUITÉ GANHARÁ INTERNET MAIS RÁPIDA NOS PRÓXIMOS DIAS

Cuité Pb online | 17:46 | 0 Comentários

Partilhar

CONEXÃO PASSARÁ A TER VELOCIDADE DE 100 Mbps


Nos últimos dias estão sendo inseridos cabos de fibra óptica sob algumas ruas da zona urbana de Cuité. O material faz parte do novo sistema de conexão de internet que chegará ao Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG - campus de Cuité. Os cabos farão a transmissão de dados entre a antena (torre) e a Central localizada no Sítio Olho d’Água da Bica. Quando a rede estiver pronta e operando em sua capacidade máxima, o CES receberá uma conexão de 100 Mbps de banda para acesso à internet. Atualmente, o campus disponibiliza 4 Mbps para toda a comunidade acadêmica.

O cabeamento lógico está sendo implantado de forma subterrânea para evitar transtornos como uma futura quebra dos cabos e diminuir os gastos com manutenção. Como a torre ficou do outro lado da cidade em relação ao campus, o cabeamento deverá cortar toda a cidade de Cuité no sentido Norte-Sul. Segundo os técnicos da Telebrás, a única parte que não será subterrânea será a da ladeira que dá acesso ao CES, tendo em vista que há uma grande quantidade de pedras neste percurso e, por isso, ficaria inviável fazer escavações para implantação dos cabos de fibra óptica.

A transmissão dos dados da nova internet ocorrerá via rádio direto de Santa Cruz-RN até uma torre (40 metros de altura) que fica localizada na saída para o Sítio Jatobá, Cuité-PB. Ainda de acordo com os técnicos da Telebrás, o local foi escolhido porque não existe obstáculo natural entre Cuité e a cidade potiguar naquele ponto. Isso faz com que o sinal não sofra interferências, chegando em sua totalidade até a antena instalada na torre. De lá, os dados serão transmitidos até a Central de Dados do CES através desta fibra óptica.

Conforme o cronograma apresentado pelos técnicos que estão fazendo o cabeamento lógico, até o final deste mês a nova rede deve estar pronta. Depois dessa etapa, outra equipe da Telebrás ficará encarregada de fazer a configuração e liberação do link que deverá ocorrer no mês de novembro.

“Com o acesso à internet de alta velocidade, haverá melhor otimização do tempo pelo professor nas suas pesquisas através da grande rede e o aluno encontrará mais agilidade na hora da pesquisa para seus estudos, diminuindo o tempo de espera para o carregamento das páginas e nos downloads de artigos”, explicou o prefeito setorial do CES, Jeancarlo Meira. 

Jeancarlo também ressalta a futura melhoria dos trabalhos na parte administrativa do campus com a nova conexão. “Os servidores também sentirão essa diminuição no tempo de carregamento das páginas. Como eles trabalham em sistemas do Governo e muitas vezes estes sistemas precisam de uma transmissão pesada de dados, com o tempo otimizado para acesso e lançamento de dados daremos maior fluidez aos processos de licitação, por exemplo”, destacou o prefeito. 

Além disso, todo o Centro de Educação e Saúde já está com a estrutura física para cobertura wi-fi. O usuário, portanto, poderá acessar internet em várias partes do campus através da rede sem fio. 

NOVA INTERNET É PROJETO DO GOVERNO FEDERAL

O processo de expansão dos links de acesso a internet banda larga é um projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia (Governo Federal) e foi lançado em 2005. O projeto Veredas Novas da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) tem como objetivo modernizar toda a infraestrutura da transmissão e recepção de dados a fim de integrar as instituições de ensino e pesquisa no Brasil. 

Como a UFCG foi umas das instituições que aderiu ao processo de expansão universitária, foi beneficiada com um aumento considerável no link de acesso à internet para dar suporte ao uso de novas tecnologias.

(Ramsés França - Ascom/CES – 16.10.2013)

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!