.

Caminhos da Gestão Participativa percorre a 4ª Gerência Regional de Educação

Cuité Pb online | 14:16 | 0 Comentários

Partilhar

O projeto Caminhos da Gestão Participativa prossegue nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19) visitas na 4ª Gerência Regional de Educação (GRE), com sede na cidade de Cuité. O projeto teve início no dia 18 de março e vai até o dia 23 de maio e já está percorrendo cinco das 14 GREs do Estado. A ação desenvolve um trabalho itinerante no qual gerentes e técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SEE) realizam visitas à sede da Regional de Educação, às escolas das cidades que compõem a GRE e por fim se reúnem com os gestores dessas escolas.

“O objetivo do projeto é ampliar o conhecimento do território, a escuta e o diálogo com os gestores escolares, os servidores, professores, técnicos e alunos, fazendo uma troca de conhecimento e resolvendo eventuais entraves, ou seja, identificando as dificuldades e desafios, dinamizando os processos e levando soluções”, explicou a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena.

A secretária da Educação destacou ainda a importância do projeto: “Nesse projeto conhecemos a escola, dialogamos com o conselho escolar, examinamos documentos, conversamos com os alunos em sala, ou seja, a Secretaria tem um conhecimento amplo do que acontece na educação da Paraíba”.

Retrospectiva – “O projeto começou em 2011, quando foi visitada a maioria das escolas da rede, com resultados extremamente positivos. O plano de gestão Paraíba Faz Educação surgiu desse diagnóstico, que foi realizado por meio do projeto Caminhos da Gestão Participativa, e dentro dele elaboramos 33 projetos pedagógicos que são reflexo da escuta dos anseios das escolas, e o resultado disso estamos vendo, por exemplo, nas premiações, como os prêmios Mestres da Educação, no qual em 2011 tivemos 4.800 pessoas participando e em 2012 tivemos mais de 18 mil pessoas, ou seja, uma compreensão das diretrizes que a SEE está implantando, que são resultado do que ouvimos nas escolas”, destacou Márcia Lucena.

A ação, que vem sendo desenvolvida, desde 2011, visa fortalecer as relações institucionais entre a Secretaria, Gerências Regionais de Educação (GRE) e escolas, por meio da integração dos serviços e divulgação de programas, projetos e ações, com foco na eficiência das atividades pedagógicas, administrativas e financeiras.

O projeto está sendo desenvolvido em forma de atendimentos, reuniões e visitas técnicas, com duração de, aproximadamente dois dias em cada Regional, e será executado em três etapas:  instalação dos trabalhos pela SEE no município sede de cada GRE; realização de reunião técnica com o grupo gestor das escolas e conselhos escolares; visitas às escolas e reunião na SEE para avaliação e consolidação das informações e encaminhamentos das demandas de cada encontro.

Ascom

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!