Barragem de Canafístula pode entrar em colapso e deixar Damião e mais 11 localidades sem água

Cuité Pb online | 20:01 | 0 Comentários

Partilhar


A seca prolongada, considerada a maior em 30 anos, ameaça o abastecimento de água para consumo humano em Bananeiras, Solânea, Cacimba de Dentro, Damião, Araruna, Tacima, Riachão e Dona Inês, além dos povoados de Logradouro de Cacimba de Dentro, Mata Velha, Bola e Assentamento Tanques. Sob o risco de um COLAPSO TOTAL no abastecimento e já enfrentando a falta intermitente da água fornecida pela Cagepa (Companhia Estadual de Água e Esgoto da Paraíba).

O manancial que abastece estas cidades e povoados é Canafístula II, localizado no Município de Borborema. Ele possui capacidade de armazenamento de 4 milhões, 102 mil e 626 metros cúbicos de água, mas atualmente está com apenas 14% de sua capacidade. A última comporta da barragem foi aberta, agora é pedir a Deus que mande chuva.

Estudos feitos pelos técnicos da Cagepa revelaram que o COLAPSO TOTAL da barragem está previsto para início de março de 2013, caso não chova. De acordo com Valdeci Evaristo de Andrade, Coordenador da Cagepa de Solânea, o racionamento ficou mais rigoroso e o abastecimento está sendo interrompido às 18:00 horas do sábado e retornando às 18:00 horas da quarta-feira, totalizando 96 horas de racionamento.
Precisamos URGENTEMENTE de mobilizações e de que a população tenha consciência ao usar esse bem tão precioso e necessário à vida. Evitando o desperdício, pois nossa Região está à beira de um COLAPSO TOTAL do sistema de abastecimento da barragem de Canafistula II.

Pedimos que economizem o máximo que puder de água e caso vejam algum vazamento ou desperdício denuncie o quanto antes, pois a situação é bastante crítica.

Fonte: focando a noticia

Category: ,

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!