.

Gilma Germano fala do açude do Japi em Cuité durante caravana da seca

Cuité Pb online | 16:23 | 0 Comentários

Partilhar


Em uma iniciativa proposta pela Casa Legislativa Epitácio Pessoa, de terça-feira (04) até sexta-feira (07), os deputados estaduais estarão percorrendo cerca de 2000 quilômetros para visitarem as regiões castigadas pela severa estiagem que as atinge. O Objetivo dessa caminhada é construir um debate com as prioridades para o enfrentamento da seca, bem como elaborar um documento para ser entregue à Presidência da República e ministros do Governo Federal. Picuí, cidade do Seridó paraibano, a 240 km de João Pessoa; foi por onde o trabalho se iniciou.

A deputada Estadual Gilma Germano (PPS), que é natural de Picuí e primeira-dama do município, casada com o prefeito Buba Germano, foi a anfitriã da Caravana da Seca na tarde de ontem. Em breve pronunciamento, a parlamentar, que é filha de agricultores, disse trazer na memória o sofrimento que representam as estiagens para aquela região e o quanto isso a inquieta: “Tenho apresentado, desde os primeiros momentos do mandato, pleitos por obras estruturantes que enfrentem o drama da seca. Cito como exemplo a emenda da construção de açudes do Japi, em Cuité, que tem capacidade para armazenar 50.000.000 m3 de água. Obra já autorizada pelo Governo Federal, falta apenas o INCRA liberar para que se inicie o processo de licitação. Aguardo com ansiedade medidas para a execução de nossas necessidades, porque é insustentável presenciar a seca matando o gado, trazendo mais fome e sacrifícios às pessoas,” concluiu Gilma Germano.

Às vésperas de mais uma edição da tradicional festa da Carne de Sol, que este ano teve redução em seu orçamento, por respeito ao atendimento do Executivo Municipal às prioridades demandadas em função da estiagem, a Caravana da Seca ouviu as reivindicações populares, que não foram tão diferentes das já colhidas pela audiência pública realizada em maio deste ano pela Prefeitura da cidade. Daquela audiência, foi construído o Plano Emergencial de Enfrentamento da Seca, que, segundo o prefeito Buba Germano, encontra todo empenho da sua gestão para efetivá-lo.

Em seu pronunciamento, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Maria de Lourdes Amaral, discorreu sobre o estado de penúria pelo qual passa o homem do campo neste momento e cobrou ações efetivas do Governo Federal para o combate aos problemas gerados pela falta de água na zona rural.
O evento, que ocorreu no auditório da Prefeitura Municipal, contou com a presença de populares, líderes políticos, prefeitos da região e treze parlamentares da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).


Ascom

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!