.

Dica de Saúde com Josy Cavalcante

Cuité Pb online | 12:01 | 0 Comentários

Partilhar


Durante a puberdade até a menopausa, a menstruação faz parte da nossa agenda mensal e para que possamos entender melhor a tão temida TPM (Tensão Pré Menstrual), é necessário compreendermos o que acontece com o nosso corpo no decorrer do ciclo menstrual.

A concentração dos hormônios sexuais varia no decorrer do ciclo menstrual. Assim que termina a menstruação, tem início a produção de estrógeno, que atinge seu pico ao redor do 14º dia do ciclo, quando começa a cair e a aumentar a produção de progesterona. O nível desses dois hormônios, praticamente chega a zero durante a menstruação. Com esse impacto causado por essas oscilações hormonais durante o período que antecede à menstruação é que pode provocar a famosa TPM, que não é uma doença, e sim uma síndrome, ou seja, um estado caracterizado por conjunto de sinais e sintomas que aparece antes da menstruaçãodesaparece com ela, atingindo aproximadamente 75% das mulheres.

Alguns sinais e sintomas são bem característicos desta síndrome, tais como: irritabilidade persistente, aumento de conflitos interpessoais, alteração do humor, ansiedade, dificuldade de concentração, cefaleia (dor de cabeça), retenção de líquidos, dor ou aumento da sensibilidade mamaria e cansaço. Vale ressaltar que a intensidade desses sintomas varia muito de mulher pra mulher e também a cada ciclo.
Alguns hábitos alimentares como a diminuição da gordura, sal e açúcar, assim como a realização de exercícios físicos regulares poderão diminuir esses sintomas, para que assim possamos passar por esse período sem muitas alterações.
Um abraço e até a próxima...
Josy Cavalcanti

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!