O MUNICÍPIO DE PEDRA LAVRADA, APRESENTA AS ATRAÇÕES PARA O SÃO JOÃO ANTECIPADO EDIÇÃO 2015.


DIA 12 MAURICINHO DO FORRÓ e BIXO BOM

DIA 13 LUCIENE MELO E BANDA e FORRÓ COBIÇO.



CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS OS LAVRADENSES.
No início da tarde desta quarta-feira (20) na TV Arapuan o deputado estadual, Charles Camaraense (PSL) declarou que estar à disposição dos Cuiteenses para ser a opção em 2016. O apresentador Adelton Alves destacou que ele enfrentaria Bado um político forte em Cuité, de pronto Charles afirmou “Forte é o Povo”.

Na entrevista o deputado ressaltou o pouco tempo de mandato que tem como suplente está focado para buscar melhorias para a região do Curimataú. 

Perguntado pelo novo âncora da TV Arapuan  se  como candidato a prefeito em Cuité o que ele poderia fazer pela população, o deputado foi enfático em dizer que buscará atrair indústrias para Cuité, proporcionar o emprego e renda para que a população tenha novas perspectivas para que não dependam apenas do emprego público.

“ Residi  por nove anos em Caruaru e presenciei o desenvolvimento do estado de Pernambuco ao interiorizar a economia  do seu estado, é assim que devemos fazer com a Paraíba explorar suas potencialidades econômicas, como por exemplo, Cuité e Nova Floresta com a fruticultura, municípios como Picuí e Pedra Lavrada com a mineração” disse o deputado.

Sobre a Frente Parlamentar da Água, pauta do momento mais discutida na Assembleia o deputado frisou que a região do Curimataú tem sofrido com o longo período de estiagem. “ Há um ano sem água nas torneiras em Cuité, enquanto o município de São Bento na Paraíba estar preocupado com a falta de água para animais, em Cuité  está discutindo a falta d água para consumo humano “  completou o deputado.

O deputado ainda acrescentou que o Açude do Boqueirão do Cais que abastecia as cidades de Cuité e Nova Floresta se encontra praticamente esvaziado, assim o governador do estado envidou esforços para perfurar cinco poços e que pelo menos uma ou duas vezes na semana se tenha água nas torneiras. “

O governo do estado estar realizando a maior obra de segurança hídrica na região com a construção da Barragem do japi que se encontra com mais de cinco quilômetros de adutora pronta e 6% de obra iniciada na própria barragem.

Não se pode dar o luxo para não ativar os poços em Cuité, é inadmissível gestos totalitários  por quem quer que seja o gestor para que se barre numa autorização de uso de um transformador .

Inoportuna querela política, caso o Governador fosse Cássio Cunha Lima não haveria condicionante algum. Ou melhor, não haveria um metro de tubulação imagine poços perfurados, apesar de o senador ser conhecido em Cuité como Governador “tatu” alusivo aos buracos abertos deixados para se fazer saneamento na cidade e a prefeita atual teve trabalho de fechá-los sem um metro de tubulação enterrado.  

Com Dema Macedo
O município de Picuí recebe nesta quarta-feira (20) mais uma Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional. Desde abril, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PB), está promovendo conferências regionais e temáticas em todo o Estado, a fim de escutar a população sobre a situação alimentar local e eleger delegados para representar a Paraíba na etapa nacional, a ser realizada em novembro deste ano em Brasília.

O município de Picuí sediará a conferência da região do Curimataú paraibano. Na ocasião, serão escolhidos  15 delegados – cinco representantes do poder público e 10 da sociedade civil. Segundo Carlos Antonio Ribeiro da Silva, gerente executivo da Segurança Alimentar da Sedh, em todas as conferências do número pré-fixado para cada região, sempre se elege um terço de representantes do poder público e dois terços da sociedade civil. Apesar de nessas reuniões a presença de público ter superado as expectativas, ele faz um chamamento para que mais pessoas possam estar presentes, incluindo representantes do poder público, a fim de melhor esclarecer dúvidas da população e perguntas dos presentes.

Conferências Regionais – No cronograma das Conferências Regionais na Paraíba sobre Segurança Alimentar e Nutricional ainda serão realizadas reuniões no Agreste, Brejo, Litoral e Sertão. Confira as datas:
•        28 de maio: Conferência Regional do Agreste - Campina Grande
Local: Faculdades Unesc, Praça Coronel Antônio Pessoa, 111, Centro.
•        03 de junho: Conferência Regional do Alto Sertão – Sousa.
Local: Centro de Treinamento da Secretaria de Educação.
•        11 de junho: Conferência Regional do Brejo - Guarabira
Local: Escola Estadual Emiliano de Cristo, Rua João Lordão, 125 – Bairro Nordeste II.
•        07 de julho: Conferência Regional do Litoral - João Pessoa
Local: Auditório da Reitoria da UFPB Milton Paiva.
Quem desejar fazer inscrição prévia poderá acessar o link:  https://docs.google.com/forms/d/1i04DY2TFFdwKVaN68qOuQVHyuZCpzWKSu-zK2rBu5B8/viewform.

Conferências Temáticas – Nas conferências temáticas não são eleitos delegados, porém, são de grande importância e foram criadas para garantir a representatividade de comunidades específicas. Em abril, foram discutidas questões sobre o acesso à terra e água, em Patos, e temas específicas para a população indígena, na Baía da Traição. Nos próximos dias 2 de junho e 6 de julho, respectivamente, seguirão discussões específicas para ciganos, em Sousa, e sobre questão étnico racial, em João Pessoa.


Quatro pessoas ficaram feridas, duas de maneira mais grave, após uma batida envolvendo um carro e uma caminhonete no km 21 da BR-104, no trecho que liga as cidades de Cuité e Barra de Santa Rosa, no Agreste paraibano, na manhã deste domingo (17). O acidente teria sido provocado pelo cochilo de um dos condutores, que é médico na região.

De acordo com informações do tenente F. Dantas, do 9º Batalhão da Polícia Militar em Cuité, o condutor de um dos carros, que é médico, teria dormido ao volante, invadido a pista contrária e batido com a caminhonete.



“Populares que presenciaram o acidente nos informaram que o condutor do carro, que é um médico, teria cochilado ao volante e invadido a pista contrária, acertando em cheio a caminhonete. O médico teve fraturas em membros inferiores e pancadas em outros locais do corpo. Já o condutor da caminhonete teve uma forte pancada na cabeça”, afirmou o tenente.

Além do médico e do outro condutor, outras duas pessoas, que vinha na caminhonete, se feriram. “Tivemos mais duas pessoas feridas, que foram arremessadas da caminhonete, mas tiveram apenas escoriações leves”, concluiu o tenente F. Dantas.

Os dois condutores foram socorridos pelo Samu e encaminhados ao Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. O Portal Correio tentou contato com a assessoria de comunicação do hospital para saber o estado de saúde das vítimas, mas não teve as ligações atendidas.
Luiz da Silva Neto, morador do Sítio Lagoa do Meio, município de Cuité/PB, ficou ferido após se envolver em um acidente na manhã desde sábado (16), na cidade de Nova Floresta/PB.

Segundo informações de testemunhas, Luiz conduzia uma moto suzuki de cor vermelha, pela rua Antônio Faustino e quando passou em frente a casa de Vavá do Peixe, Luiz perdeu o controle do veículo e caiu.

Populares acionaram o Samu de Cuité, que foi ao local e encontrou a vítima caída no calçamento. Ele foi imobilizado e conduzido para o Hospital de Cuité, onde após avaliação médica foi constatado fratura em cinco costelas, na clavícula, além de cortes e escoriações no rosto e uma possível fratura no ombro.

Devido à gravidade dos ferimentos a vítima teve que ser conduzida para o Hospital de Trauma em Campina Grande. Luiz apresentava sintomas de embriaguês.

Central de Jornalismo de 89FM

O governador Ricardo Coutinho participou, na noite desta sexta-feira (15), de mais uma audiência do Orçamento Democrático Estadual, realizada na cidade de Cuité, sede da quarta região georçamentária. A nona audiência, deste ciclo 2015, aconteceu no ginásio municipal Valdemir Alves de Lima, onde a população pôde eleger as prioridades de investimentos, além da obra considerada de maior relevância já realizada na região. Participaram da audiência mais de 2 mil pessoas reunindo as populações de 12 microrregiões: Baraúna, Barra de Santa Rosa, Cubati, Cuité, Damião, Frei Martinho, Nova Floresta, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Picuí, Seridó e Sossêgo.

Cada região tem a oportunidade de eleger, através das audiências do ODE, até três prioridades de investimentos que gostaria que fossem direcionados para a região, tendo a população de Cuité optado em primeiro lugar por investimentos na saúde (340 votos),  educação (290 votos) e segurança pública (185 votos).

O governador Ricardo Coutinho, que participa de todas as audiências, desde a implantação do ODE na Paraíba, falou sobre a importância da democracia participativa e da evolução deste instrumento no Estado. “Nenhum outro Governo como o da Paraíba propicia um momento de diálogo direto com a população. Esta é, sem dúvida uma das mais importantes experiências política da minha vida. O Orçamento Democrático vem oportunizando a população dizer e reivindicar o que quer para as suas regiões e isso é de fundamental importância para a efetivação da democracia participativa”, disse o governador.

As reivindicações desta plenária foram pontuadas por 15 pessoas que fizeram uso da fala, como Adriano Sousa, da cidade de Barra de Santa Rosa. “Sou representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e venho aqui cumprimentar o governador por ter instituído este instrumento que proporciona um diálogo direto entre governo e sociedade civil. Aproveito para solicitar a construção do Açude do Rio Sabão para beneficiar mais de três mil pessoas da comunidade, assim como a construção do Centro Comercial de Barra de Santa Rosa que facilitará a comercialização dos produtos agrícolas das comunidades”, reivindicou Adriano.

Já o morador Joselito Alves, de Nova Floresta, reivindicou uma ação em parceria com o Procase. “Solicitamos a construção de uma unidade de beneficiamento de frutas em nossa região para que possamos escoar a nossa produção frutífera. Isso proporcionará renda aos agricultores da região beneficiando centenas de produtores”, explicou Joselito Alves.

O secretário Executivo do Orçamento Democrático, Gilvanildo Pereira, revelou que as prioridades apresentadas pelos conselheiros nas plenárias serão executadas no ano subsequente às reivindicações.

Equipamentos – Durante a solenidade, o governador Ricardo Coutinho fez a entrega de um laboratório móvel de informática, de instrumentos musicais para bandas marciais escolares, kit esportivo e aproximadamente R$ 1 milhão pelo Projeto Empreender.

Prestação de contas – O secretário de Estado do Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças, Tárcio Pessoa, apresentou a prestação de contas dos investimentos realizados na região no ano anterior, baseados nas prioridades eleitas na plenária do ciclo 2014 (saúde, abastecimento e educação). Foram mais de R$ 9 milhões de investimentos na saúde, com custeio e aquisição de ambulância para o Hospital Regional de Picuí, ações realizadas através do Pacto pelo Desenvolvimento Social.

No abastecimento de água, somam-se mais de R$ 50 milhões de investimentos na implantação do abastecimento de Sossego e construção da barragem do Retiro e do sistema adutor de Cuité. Ainda serão destinados mais de R$ 4 milhões para a construção de estações de tratamentos de água nas cidades de Barra de Santa Rosa, Cuité, Nova Floresta, Frei Martinho, Picuí e Nova Palmeira.

Na educação foram destinados mais de R$ 3 milhões para construção e reforma de escolas, além de entrega de kits esportivos e a destinação de R$ 27 milhões em todo o Estado para os programas Escola de Valor e Mestres da educação. Ainda está sendo destinado mais de R$ 15 milhões para a construção de outras escolas, como a Escola Técnica de Cuité, R$ 1 milhão em reformas, através do Pacto Social.

O secretário ainda pontuou outros investimentos ligados à pavimentação de estradas na região (R$ 12 milhões), Empreender Paraíba (R$ 2,5 milhões), Habitação (R$ 4,4 milhões), entre outros.

OD Digital – A população presente na audiência elegeu através dos terminais eletrônicos instalados na audiência, a obra considerada de maior relevância para a região. A obra mais votada foi a construção da barragem e adutora do Retiro, em Cuité ((38,8%), seguida da implantação do sistema de abastecimento de água da cidade de Sossego (32,8%) e a construção da Escola Técnica (28,3%).

As audiências do Orçamento Democrático continuam neste sábado (16), na cidade de Itabaiana (12ª Região), onde a plenária acontece a partir das 19h, no ginásio estadual Antonio Batista Santiago, localizado no bairro Alto Alegre.

Secom
O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nessa sexta-feira (15), a Escola de ensino médio Francisco Marques de Melo, no município de Damião, no Curimataú paraibano. A obra recebeu investimentos de mais de R$ 1 milhão. Durante a solenidade, Ricardo ainda fez a entrega de um laboratório móvel de informática com 40 notebooks, beneficiando 245 estudantes da unidade de ensino.
No município de Barra de Santa Rosa, o governador realizou a entrega da reforma da Escola de ensino fundamental Professor José Coelho, um investimento de mais de R$ 500 mil. Na escola, estudam 214 estudantes nos três turnos. A estrutura dispõe de sete salas de aula.

O governador enfatizou que já foram distribuídos nas escolas da rede pública estadual cerca de 100 laboratórios de informática, com investimentos de R$ 4 milhões. Cada um com 40 notebooks. Ele informou também que, em todo o Estado, 250 escolas já receberam laboratórios de robótica e reafirmou que investir em educação é investir no futuro. A nova escola do município de Damião conta com sete salas de aula.

Durante a solenidade de inauguração da escola no município de Damião, a aluna Vívian Marques, através do Projeto Inglês com Música, que ensina inglês para os estudantes através de músicas de sucesso, fez uma apresentação.

O secretário de Educação do Estado, Aléssio Trindade, lembrou que essa foi a 15ª escola que o governador Ricardo Coutinho inaugurou no Estado. Além dessas inaugurações, ele ressaltou que o Governo já entregou aos estudantes da Paraíba duas Escolas Técnicas e adiantou que, até o final deste ano, será realizada a entrega de outras escolas com ensino profissionalizante. Quanto ao trabalho de reformas em escolas da rede pública, o secretário registrou que já foram reformadas mais de 300 escolas em todo o Estado.

Idosos - No município de Picuí, o governador Ricardo Coutinho, realizou a entrega da reforma e aquisição de equipamentos para a Pousada do Idoso Luíza Dantas, beneficiando 20 idosos. Foram investidos R$ 30 mil. A entidade recebeu banheiro adaptado, novas luminárias, novo telhado, fogão industrial, doze leitos novos, equipamentos de segurança, colchões e ventiladores, além de outros serviços. Todo o investimento foi realizado através do Projeto Acolher que tem o objetivo de oferecer mais qualidade de vida para os idosos que residem no abrigo. Em Picuí, o governador também fez uma visita às obras de reforma do Hospital Regional do município.

Secom-PB 


O deputado estadual, Charles Camaraense (PSL)confirmou que se for convocado pelo povo de Cuité, disputará sim a Prefeitura Municipal. Em seu primeiro mandato eletivo e que foi também a sua primeira disputa. "Se me convocarem, como fizeram no an passado, vou sim pra disputa".

Charles é suplente e está ocupando a vaga do deputado Tião Gomes, que está de licença médica. O parlamentar ressaltou que a experiência está sendo muito valiosa e de aprendizado. O deputado da região de Cuité, tem inclusive uma filha vereadora na cidade onde poderá disputar o pleito do ano que vem.


Blog do Petrônio Torres
Foto: Internet
O presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu - que hoje deverá receber parte da bancada paraibana em Brasília -, traçou um panorama “absolutamente crítico” para a situação do abastecimento de água em 2015.

Em audiência pública na Câmara Federal, Andreu disse que o cenário dos principais reservatórios do País é muito pior que um ano atrás, e que este será um "ano extremamente grave" para o abastecimento humano.

O dirigente da ANA comentou que o período de estiagem começa agora, sem haver muito o que fazer em termos de gestão para gerenciar a crise.

Alerta do presidente da ANA: o Nordeste deve se preparar para a pior situação já vista na série histórica dos últimos 84 anos.

- A situação do Nordeste é extremamente grave, porque estamos no fim da quadra chuvosa. A recuperação entre fevereiro e maio, no período de acumulação de água, está muito baixa ou até negativa. Não houve acúmulo para abastecimento de água - diagnosticou.

Redação com agencia camara