Assaltantes explodiram um caixa eletrônico de um banco privado na madrugada deste sábado (29), em Nova Floresta, no Agreste da Paraíba, mas não conseguiu levar o dinheiro. Acontece que o grupo conseguiu explodir apenas o monitor do equipamento e não teve acesso à área da máquina em que o dinheiro fica guardado.
saiba mais

Segundo informações do tenente Diego, da equipe de Cuité, o crime foi registrado por volta das 4h e depois os assaltantes fugiram na direção da cidade de Picuí. Na fuga, eles espalharam grampos na BR-104, que liga Nova Floresta à cidade de Cuité, e pelo menos quatro veículos tiveram os pneus estourados.

Gustavo Camelo mora na frente da agência alvo dos assaltantes e registrou os estragos provocados pela explosão. Segundo ele, até de o início da manhã ainda havia muita fumaça dentro do local.

Este é o primeiro assalto a posto de atendimento bancário registrado na cidade, mas foi o segundo na Paraíba na mesma madrugada (o primeiro aconteceu em Nazarezinho, numa agência do mesmo banco) e o terceiro em 24 horas. Na madrugada da sexta-feira (28), um cofre de uma agência dos Correios e um caixa eletrônico de posto de atendimento bancário foram explodidos na cidade do Congo, no Cariri paraibano. Com estes três casos, já são 99 registros de violência contra bancos na Paráiba em 2015, 54 explosões.

G1PB


O deputado estadual, Charles Camaraense (PSL), atendendo ao pedido de Universitários de Cuité articulou junto a secretaria de educação do estado através da 4ª Regional de Ensino, um ônibus "caminhos da escola"  para atender provisoriamente o transporte dos universitários até que o ônibus Azulão da prefeitura de Cuité seja consertado.

Uma das universitárias usou as redes sociais para agradecer ao deputado Charles “Venho por meio desta rede social agradecer ao Deputado Charles Camaraense pela iniciativa” disse Layanne Furtado.

A universitária ainda frisou que a Secretaria Municipal de Transporte de Cuité alegou não poder ceder outro meio de transporte, por isso foi fundamental a intervenção do deputado junto ao estado.

Segundo informes, o ônibus vai operar até que a prefeitura receba da oficina o "Azulão" que tem maior capacidade de passageiro. Neste período a idéia é que se tenha um rodízio entre os motoristas do estado e do município.

O parlamentar disse que se depender dele e até onde pode contribuir com seu mandato, envidará esforços para que os estudantes tenham  formação profissional e educacional sem prejuízos .

A presidente Dilma promulgou a emenda, que autoriza os municípios a utilizarem o transporte escolar municipal por estudantes universitários, através da Lei n. 12.816/13 de autoria do deputado federal, Efraim Filho.

Teor da Emenda:

Art. 5 – A União, por intermédio do Ministério da Educação, apoiará os sistemas públicos de educação básica dos Estados, Distrito Federal e Municípios na aquisição de veículos para transporte de estudantes, na forma do regulamento.

Parágrafo único. Desde que não haja prejuízo às finalidades do apoio concedido pela União, os veículos, além do uso na área rural, poderão ser utilizados para o transporte de estudantes da zona urbana e da educação superior, conforme regulamentação a ser expedida pelos Estados, Distrito Federal e Municípios.

Com Dema Macedo
A Promotoria de Justiça de Picuí celebrou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com o município de Picuí para colocar em funcionamento o novo matadouro público municipal, dentro dos padrões exigidos pela legislação vigente, obedecendo aos limites da lei de Responsabilidade fiscal.

De acordo com o TAC, a prefeitura se comprometeu a apresentar o projeto, do novo matadouro público, aos órgãos ambientais competentes e expedir as licenças necessárias até o dia 1º de outubro do corrente ano. A obra será construída em terreno próprio do município situado na rodovia PB 177, que liga Picuí a Nova Palmeira.

O promotor de Justiça Leonardo Quintans informou que o novo projeto deve atender aos princípios do ambiente ecologicamente equilibrado. Segundo o TAC, o município deve publicar até o dia 1º de dezembro deste ano o edital de licitação para contratação da empresa que vai executar a nova obra.

Terá ainda de concluir o procedimento licitatório da nova empresa responsável até dia 1º de março de 2016, e concluir a obra, colocando-a em funcionamento e desativando o atual matadouro, até o dia 1º de novembro de 2016.

O não cumprimento das cláusulas previstas no TAC implicará em multa pessoal ao prefeito do Município no valor de R$ 50 mil, acrescidas de R$ 1 mil por dia de atraso.

O TAC foi firmado porque uma vistoria realizada no atual matadouro, requisitada pelo Ministério Público, constatou diversos problemas como proximidade das residências, odor gerado pelo local, parte dos resíduos sólidos descartada de forma inadequada, resíduos sólidos coletados sem drenos.


MPPB

A Paraíba será o primeiro Estado a ter 100% de seus aeródromos regularizados perante a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. Para isso, foi realizada uma audiência, na manhã desta quinta-feira (27), em Brasília, entre o secretário da Aviação Civil, Rogério Coimbra, o diretor do Departamento de Outorgas de Aeródromos, Ronei Saggioro Glanzmann e os secretários de Estado, Lindolfo Pires (Representação Institucional do Governo da Paraíba) e João Azevedo (Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia).

Na ocasião, os secretários paraibanos entregaram ao secretário Rogério Coimbra oito convênios para assinatura de outorgas de aeródromos, os quais permitirão que o Estado passe a operar todos os aeródromos da Paraíba, inclusive permitindo que alguns deles façam parte do Programa de Aviação Regional.

Pelos convênios entregues na Secretaria de Aviação Civil os aeródromos de Patos, Conceição, São João do Rio do Peixe, Catolé do Rocha, Itaporanga, Sousa, Cuité, Monteiro e Cajazeiras ficarão regularizados pela Aviação Civil do país.

“Essa é uma medida extremamente importante para a Paraíba, e o Governo do Estado está trabalhando firme para homologação do Aeroporto de Cajazeiras, cujas obras já foram licitadas através do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER), para retirada de uma pedra no meio da pista de pouso”, disse o secretário João Azevedo.


Secom/PB
O secretário de Planejamento e Finanças do Estado, Tárcio Pessoa, prevê que o mês de setembro será o de pior arrecadação nos últimos anos, afirma que o Estado, devido o cenário financeiro não tem como anunciar novas ações, garante continuidade das obras em andamento e faz cobranças ao Governo Federal. Ele é o entrevistado desta quinta-feira (27) pelo jornalista Heron Cid  na MaisTV, canal de vídeo do Portal MaisPB.

“Estamos conseguindo passar”, diz Tárcio sobre crise. Ele  garante que se dependesse do Fundo de Participação do Estado, o Governo não teria dinheiro suficiente para pagar a folha de pessoal, mas veja como o secretário garante que a Paraíba vai continuar em dia com os servidores, ampliando obras e porque o comprometimento com 49% da arrecadação com a folha de pessoal não preocupa a administração:



A Polícia Civil, por meio da 13ª Delegacia Seccional (13ª DSPC), com sede na cidade de Picuí, desencadeou uma operação para dar cumprimento a mandados de prisão, na cidade de Carnaúba dos Dantas (RN). Foram presos: Antonio Flavio da Silva e Erika Santos Flor. A dupla é suspeita de realizar Crimes Violentos Patrimoniais (CVP) na Paraíba.

De acordo com o delegado titular da seccional, Cristiano Brito, existiam os mandados de prisão e as ações da dupla se concentravam em Picuí. “Os dois já eram procurados por um assalto a uma igreja ocorrida em Picuí, no último dia 11 de julho. Existem ainda denúncias de que os dois, em conjunto com outro homem que já foi preso pela Polícia Civil, Jerry Adriano da Silva Rodrigues, têm envolvimento com outros casos de roubo e ainda com o tráfico de drogas na região do Curimataú”, disse o delegado.

Os dois foram encaminhados para a Delegacia Seccional de Picuí, onde prestaram depoimento e depois serão levados para unidades prisionais, onde aguardarão as decisões da Justiça.
Uma operação conjunta envolvendo policiais militares do 9º Batalhão de Polícia Militar, sob o Comando do Tenente-Coronel Galvão, policiais civis, sob a coordenação do delegado Durval Barros e agentes penitenciários culminou na apreensão, na tarde desta terça-feira, 25, de mais de 100 pedras de substância semelhante ao crack, além de vários aparelhos de telefonia celular (supostamente roubados), tablets, e na incriminação de detentos da cadeia de Cuité-PB por fazerem parte de um esquema de comercialização de drogas ilícitas.

De acordo com as autoridades policiais que coordenaram a ação, as atividades do grupo já vinham sendo monitoradas há dias. O ponto de distribuição da droga localizava-se próximo ao centro da cidade de Cuité-PB e foi descoberto quando o comboio policial se deparou com uma pessoa comprando uma pedra de crack. Diante da situação de flagrante os policiais deram voz de prisão a uma mulher e, no interior da sua residência foram encontradas mais de 100 pedras de crack. Enquanto se encontrava na delegacia de Polícia Civil de Cuité foram registradas ligações telefônicas para o celular da acusada. Apósbreve levantamentoos policiais desconfiaram que as ligações estivessem partindo de dentro da Cela 4 da cadeia pública de Cuité, local onde se encontra recolhido um homem identificado como “Gordo de Lu”, irmão da mulher presa.

A operação, então, direcionou o seu foco para a cadeia pública de Cuité e montou uma operação surpresa na Cela 4. Na ocasião foram localizados cerca de 50 pedras de crack, porções de substância semelhante à maconha, além do celular que estava sendo utilizado para efetuar as ligações direcionadasà mulher detida. Pelo crime de associação ao tráfico responderão, ainda, os detentos conhecidos por: Branquinho, Ronielson e Rodrigo. Ambos serão transferidos para o presídio do Serrotão, em Campina Grande. Já a acusada, por ser do sexo feminino, será conduzida ao presídio feminino, também localizado na Rainha da Borborema.

Para o Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, o Tenente-Coronel Afonso Antônio Galvão, a prisão da acusada e a apreensão da droga ilícita “é fruto do trabalho conjunto e da parceria firmada entre o 9º BPM e os delegados e agentes da 13ª Delegacia Seccional de Polícia Civil, com sede em Picuí, além dos abnegados agentes penitenciários que possuem bastante experiência em relação ao ‘modus operandi’ dos apenados que se encontram recolhidos à cadeia pública de Cuité”, pontuou.





Um depósito de materiais recicláveis pegou fogo no domingo (23) e ficou destruído na cidade de Nova Floresta, no Curimataú paraibano. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ainda não se sabe as causas do incêndio. As chamas foram apagadas por moradores da região, que usaram águas de poços e cisternas.

O incêndio começou por volta das 16h30. De acordo com funcionários da empresa, não havia ninguém no depósito e as chamas não atingiram propriedades vizinhas. Moradores que possuem carros-pipa usaram os veículos para conter as chamas. A água foi retirada de poços e cisternas de pessoas que moram próximo ao depósito. Donos de carros-pipa da cidade de Jaçanã, Rio Grande do Norte, também ajudaram.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas só chegou em Nova Floresta por volta das 20h, quando as chamas já tinham sido apagadas. O local foi interditado porque a estrutura ficou comprometida, segundo os Bombeiros. Uma perícia deve ser realizada nesta segunda-feira (24) para indicar a causa do incêndio.

G1PB



Foi preso e autuado em flagrante, minutos após tentar contra a vida da ex-companheira, o paraibano Edilson dos Santos Silva, (foto), 40 anos, natural de Cuité­
PB.

Edilson é pedreiro e residente na av. Rui Mariz, 262, Alto da Boa Vista, zona norte de
Caicó RN.

“Ela vive com outro e ainda me chama de corno safado, achava que eu não tomaria
providências”, disse o acusado ao ser entregue na delegacia.

Com Jair Sampaio
Imagem: Reprodução