A 2ª vara da Comarca de Cuité negou recurso interposto pelo município de Cuité contra sentença proferida pelo Ministério Público Estadual, a qual determina que aquele município forneça o medicamento TOLREST, LORAX  para o tratamento de doença de transtorno misto ansioso e depressivo.

O Ministério Publico alegou que a prefeitura de Cuité não vem disponibilizando os meios necessários ao correto tratamento do usuário, havendo risco de vida ao mesmo, o  Ministério Publico sustentou ainda que o fornecimento de medicamento é obrigação do poder publico. 

Em sua defesa, o município argumentou que  o remédio deixou de fornecer porque acabou, sendo necessário a realização de processo licitatório e que não é de competência do município fornecer essa medicação. 

Os  argumentos não foram suficientes e o Juiz  de Direito da comarca de Cuité, Anyfrancis Araújo da Silva condenou o município a entregar a paciente mensalmente os medicamentos sob pena diária de R$ 1.000,00, limitada ao valor máximo de R$ 10.000,00.

CuitéPBOnline

No retorno à sua terra natal, o deputado foi acolhido por centenas de correligionários e simpatizantes.


Após ser empossado como deputado estadual, Charles Camaraense (PSL) foi recebido com festa na cidade de Cuité, Curimataú paraibano, sua terra natal, na noite desta sexta-feira (27). O parlamentar estava acompanhado do seu sobrinho, o secretário de Planejamento, Gestão e Finanças do Estado, Tárcio Pessoa (PSB).

Centenas de pessoas saíram às ruas para acolher o novo representante do Curimataú na Assembleia Legislativa da Paraíba. Com carros e motos, correligionários e simpatizantes percorreram as principais ruas da cidade tocando músicas da campanha do deputado e comemorando a sua chegada a Casa de Epitácio Pessoa.

Ainda acompanharam Charles Camaraense no evento os vereadores da cidade de Cuité, Marcos Vinicius (PSB) e Isis Rafaela (PSD), e o ex-candidato a vereador Dagmando Lopes (PSB). Uma festa em praça pública está sendo marcada para comemorar a posse do deputado.

Charles tomou posse na última terça-feira (17), assumindo a vaga do deputado estadual Tião Gomes (PSL), que se licenciou por 121 dias para um tratamento de saúde.







Blog do Flávio Fernandes
Fotos: André Oliveira



Com o objetivo de garantir os direitos das pessoas portadoras de deficiências, foi instalada pela Assembleia Legislativa da Paraíba a Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na tarde desta quinta-feira (26). A presidência da Frente é do deputado Raniery Paulino e um dos objetivos é cobrar a efetividade dos mesmos junto às entidades competentes. No âmbito da Frente Parlamentar, aconteceu uma Audiência Pública em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no último dia 21 de março.

Para o deputado Raniery Paulino, as comissões temáticas existentes na Casa não possuem um recorte específico para a deficiência física e a criação da Frente pretende criar um fórum permanente de discussão. “Queremos fazer uma mediação entre os poderes públicos e as entidades que cuidam das necessidades das pessoas com deficiências. Temos o intuito de envolver as demais deficiências como a mental e a intelectual para não se ater apenas às deficiências físicas”, informou.

"Estivemos hoje participando do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Com Deficiência. Sob presidência do deputado Raniery Paulino e que me convidou a ser vice presidente desta Frente Parlamentar. Acredito que as diferenças estão nas pessoas, afinal somos todos Paraibanos, Brasileiros e sobre tudo estamos unidos em um só ideal para fazer do futuro digno para toda nossa gente". Falou o Deputado Charles Camaraense.

A audiência pública contou com a presença de autoridades e representantes de instituições que trabalham em prol de pessoas com Síndrome de Down e portadoras de deficiências. Um dos encaminhamentos levantados durante a audiência partiu da vice-presidente da Associação de Deficientes Familiares (Asdef), Carolina Vieira. Ela propôs uma discussão das políticas públicas voltadas para pessoas com deficiências em uma audiência pública específica.

Outras reivindicações foram destacadas durante a instalação da Frente Parlamentar. Tais como a criação de um centro de tratamento para autistas e a presença de um mediador educacional nas salas de aula das escolas públicas da Paraíba, para que os portadores de síndrome de down consigam acompanhar o conteúdo das aulas regulares.

Participaram das atividades parlamentares além do presidente da Frente, Raniery Paulino, os deputados Charles Camaraense, Janduhy Carneiro, Renato Gadelha e a deputada Camila Toscano, e deputados também apoiaram a criação da Frente. Também estiveram presentes o vereador Bira Pereira, que é presidente da Frente de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Câmara dos Vereadores de João Pessoa, e o ex-governador Roberto Paulino.
O Centro Integrado de Operações Policiais registrou uma tentativa de homicídio na zona rural do município de São Vicente do Seridó, na noite desta quinta-feira (26), que resultou em pelo menos duas pessoas feridas.

Segundo a polícia, dois homens com roupas pretas e de capacete foram até a casa das vítimas, em um sítio da cidade, bateram na porta e quando ela foi aberta desferiram os disparos contra as vítimas.

Um jovem de 21 anos foi atingido com um tiro na perna e outro no braço. Já o outro relatou que levou uma coronhada na cabeça. Os acusados fugiram em uma moto twister, de cor vermelha.

As vítimas não souberam informar a autoria ou a motivação do crime e foram levados pelo Samu para o Hospital local.

A polícia realiza buscas mas até agora não conseguiu identificar o paradeiro dos acusados.

PB Agora

A Secretaria da Segurança e Defesa Social (Seds) retomou, nesta quinta-feira (26), a Operação Divisa Segura. Ações de abordagem de veículos e pessoas foram realizadas nas cidades de Cuité, Picuí, Nova Floresta e Barra de Santa Rosa, no Curimataú Paraibano, em trechos da BR-104. O foco foi coibir a ação de criminosos, como tráfico de drogas, posse e porte ilegal de arma e uso de veículos roubados, além de mapear a localidade para municiar a Polícia com informações. O trabalho policial ocorreu principalmente na divisa com cidades do Rio Grande do Norte, como Jaçanã e Carnaúba dos Dantas.

Participaram da Divisa Segura desta quinta-feira cerca de 100 policiais, entre civis e militares. Durante as abordagens realizadas no sentido Paraíba - Rio Grande do Norte, foram verificados documentação dos motoristas e dos veículos, notas fiscais de produtos transportados e ainda inspecionadas bagagens suspeitas. A ação começou no período da manhã e contou com o apoio do helicóptero Acauã, da Seds. A aeronave sobrevoou os trechos onde as barreiras policiais estavam. “É importante o trabalho da aeronave aqui na região, já que temos muitos locais de zona rural, o que pode facilitar a fuga de criminosos e o Acauã ajuda nesse monitoramento, além de mapear toda a área para o trabalho policial”, ressaltou o titular da delegacia seccional de Picuí, Cristiano Brito.

Para o secretário executivo da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, o trabalho executado pelas polícias demonstra que a Paraíba está empenhada em executar ações de enfrentamento à violência e ao comércio de entorpecentes. “Essa foi a retomada da Operação da Divisa Segura realizada no Estado e outras acontecerão durante o ano, sempre com o foco na integração entre as Polícias e o combate ao crime no Estado”, frisou o secretário.

Já o delegado geral da Polícia Civil, João Alves, disse que a ação realizada nesta quinta-feira mostra que as polícias do Estado estão atentas ao combate à criminalidade e de forma preventiva. “Montamos barreiras em pontos estratégicos e com esta atitude estamos buscando combater ações criminosas entre Paraíba e Rio Grande do Norte e essa foi só a primeira etapa, o que caracteriza só o começo de um trabalho investigativo e pautado na integração entre Polícia Civil e Militar. Nosso objetivo foi mapear toda a área do Curimataú Paraibano e levantar informações que serão usadas pelas forças de segurança da Seds”, frisou João Alves.

A operação atende uma solicitação do deputado estadual Charles Camaraense (PSL), que há vários dias estava articulando esta ação da polícia, buscando trazer mais segurança para a região.

“Esta é apenas uma das primeiras ações do nosso mandato, queremos renovar a cada dia a disponibilidade de trabalhar de colocar nosso mandato em defesa do povo de nossa região”, disse Charles camaraense.


Com Secom


Começa nesta quarta-feira (25), em João Pessoa, a programação especial da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) em comemoração ao Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo. Para celebrar a data, que é comemorada no dia 27 de março, 12 cidades de diferentes regiões da Paraíba recebem espetáculos a partir desta quarta-feira até o sábado (28). A programação é gratuita e este ano homenageia o ator e diretor Marcos Pinto, morto em dezembro de 2014.

O evento é realizado pelo Governo do Estado com apoio das prefeituras onde acontecem as apresentações. A programação conta com 16 espetáculos que serão realizados em teatros, auditórios e praças das cidades de João Pessoa, Campina Grande, Alagoa Grande, Areia, Bananeiras, Cajazeiras, Conde, Cuité, Guarabira, Monteiro, Pombal e Sousa.

Na sexta-feira (27), Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo, a apresentação acontece em 12 cidades de todo o estado. Confira abaixo as apresentações em Cuité e também em Alagoa Grande com a companhia cuiteense Vira Volta :

Local: Cine-Teatro São José
Horário: 18h
Alagoa Grande
Espetáculo: Alforria
Grupo: Companhia de Artes Vira Volta (Cuité)

Espetáculo: Clown Bar
Grupo: Bufões de Olavo (João Pessoa)
Local: Auditório da Escola João Gomes Ribeiro
Horário: 20h
Cuité

O laboratório da UFCG/Patos realizou as análises e garantiu que o leite estava dentro dos padrões.

Após realizar uma análise no leite distribuído no último dia 12 pelo programa "Leite da Paraíba", na cidade de Cuité, Curimataú paraibano, o Laboratório de Tecnologia e Inspeção de Leite e Derivados da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Patos, atestou a qualidade do produto. Ao suspeitar que o mesmo estivesse vencido, a Vigilância Sanitária do Município lacrou o local e proibiu a distribuição dos produtos que ainda se encontravam no ponto de distribuição.

A denúncia foi realizada após algumas mães beneficiárias do programa notar um erro na data de validade do leite. Segundo a empresa responsável pelo processamento e embalagem do produto, o que aconteceu foi uma falha na impressão e garantiu que o mesmo não estava vencido.

Em nota, o presidente do Condomínio Agroindustrial de Amparo, José Aldo Sales, pediu desculpas pelo transtorno e explicou que “o leite recebido dos produtores é processado e distribuído na mesma semana, assim não havendo hipótese alguma do lacticínio ter entregado o leite fora dos padrões da legislação sanitária”.

Na manhã desta quarta-feira (25), a 4ª Gerência de Saúde do Estado, com sede em Cuité, recebeu o laudo técnico que comprova a qualidade do produto. Segundo a análise, “a amostra apresenta-se dentro do padrão, de acordo com a legislação para leite de cabra”.

 Flávio Fernandes
Provável candidato a prefeito de Cuité, o suplente de deputado estadual, Charles Camaraense, assumiu a titularidade na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (24). A ascensão de Charles representa uma vitória para a região, mas uma derrota para o grupo da prefeita Euda Fabiana, que ainda não definiu o sucessor (ou sucessora) do grupo para 2016.

Charles obteve 4.673 votos em Cuité, o que representa 41% dos votos válidos para deputado estadual em 2014. Votação que o credencia para disputar a prefeitura como favorito. Basta Charles fazer um bom mandato e criar as estratégias de comunicação necessárias para potencializar sua atuação em Cuité.

Como empresário, Charles deixou claro que vai pautar seu mandato na defesa do empreendedorismo e do crescimento econômico da sua cidade e da região do Curimataú.

É bom o grupo da prefeita Euda Fabiana ficar em alerta e se preparar para o contraponto a Charles. Críticas serão feitas na tribuna da ALPB, repercutindo na imprensa e chegando aos ouvidos do povo de Cuité.

Historicamente a oposição em Cuité nunca contou com um adversário forte. Além disso, Charles representa uma renovação na política, é bom de discurso e conta com o apoio do governador Ricardo Coutinho.

Nos próximos dias uma pesquisa de intenção de votos e avaliação de governo será feita na cidade.

Vai deixar gente com dor de cabeça…

Blog do Kardec

O deputado Charles Camaraense tomou posse durante a sessão desta terça-feira e destacou em seu discurso de posse, o senso de responsabilidade em representar as pessoas que acreditaram em suas propostas. “Guardo em mim a certeza de que o mandato que estou assumindo não é meu, mas de todos os paraibanos que acreditaram em nossas propostas e querem contribuir para o crescimento do Estado. A bandeira que defenderei nesta Casa será a do crescimento e da evolução das pessoas através do trabalho e do empreendedorismo”, afirmou o deputado.

O presidente da Casa, Adriano Galdino transmitiu as boas vindas ao deputado e destacou a contribuição que o parlamentar trará ao parlamento. “Seja bem vindo a nossa Casa e tenho certeza que sua atuação como deputado trará benefícios não só para a cidade de Cuité e a região de Curimataú, mas para toda a Paraíba”, pontuou.