.

Ricardo lança segunda etapa do plano de gestão Paraíba Faz Educação

Cuité Pb online | 19:45 | 0 Comentários

Partilhar


O governador Ricardo Coutinho lançou, na manhã desta terça-feira (14), no Teatro Paulo Pontes, do Espaço Cultural, em João Pessoa, o plano de gestão “Paraíba Faz Educação 2”, cuja meta principal é criar a Escola focada nos eixos Ensino e Tecnologia, Cidadania e Trabalho com turno integral. O objetivo é a diminuição da evasão escolar, oferecendo ao estudante cursos profissionalizantes para que ele tenha uma profissão e tenha condições de competir no mercado de trabalho. 

“Nós estamos trabalhando para que a escola pública possa agregar valor e possa formar cidadãos e profissionais para o mundo competitivo. Nossa função é construir os caminhos, melhorar a rede, cumprindo objetivos com disciplina”, ressaltou o governador Ricardo Coutinho, avaliando que o Governo do Estado está no caminho certo com inovações na área de educação.
E observou: “Ninguém pode simplesmente terminar toda a educação básica buscando apenas ser aprovado no Enem. Nossa meta é efetivamente aumentar a quantidade de pessoas com profissões dentro da nossa rede, a partir da educação básica”.
Durante a solenidade, o secretário da Educação do Estado, Aléssio Trindade, fez a apresentação do plano de gestão Paraíba Faz Educação 2, mostrando os avanços da 1ª fase do Paraíba Faz Educação, e fez uma demonstração de como vai ser desenvolvida a segunda etapa do Plano, avançando em outros aspectos, principalmente na expansão da oferta de educação profissional e sua articulação com o ensino médio.

Na ocasião, também foram lançados os prêmios “Mestres da Educação” e “Escola de Valor” e ainda foi feita a premiação da primeira rodada de desafios do “Solução Nota 10”, seguida do lançamento da segunda rodada de desafios. O evento foi aberto com uma apresentação do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) com uma apresentação dos alunos do município de Santa Rita, tendo como regente o maestro Lenilson Santos.

Faz Educação - Criado na primeira gestão do governador Ricardo Coutinho, o Paraíba faz Educação 2 é uma continuação do projeto com agregação de valor. Em sua primeira etapa o objetivo foi se apropriar dos problemas da rede que era desestruturada, desmotivada e muitas vezes desqualificada. De posse desses dados, o Governo do Estado realizou mais de 300 reformas ou ampliações que vêm atraindo mais alunos para a rede estadual de ensino.

Nesta segunda etapa, o plano está com o foco na qualificação em dois eixos. O eixo Cidadania é a Escola Cidadã com turno integral, tendo como meta fundamental diminuir a evasão escolar. O segundo eixo da segunda etapa do Paraíba Faz Educação é o da Tecnologia e do Trabalho para tornar a escola mais atraente e mais útil.

Para o Paraíba Faz Educação 2 foram estabelecidas 34 metas estruturantes. Ou seja, cada escola terá que atingir metas para melhoria do ensino na educação básica que existe no Estado e no ensino nacional.

Prêmios - Na ocasião, foram lançados os prêmios “Mestres da Educação” e “Escola de Valor” e também foi realizada a premiação da primeira rodada de desafios do “Solução Nota 10”. As escolas e os professores receberam premiações no valor de R$ 38 mil, além de uma viagem para conhecer a sede do Google em São Paulo. O representante do Google no Brasil, Paulo de Castro, fez a entrega simbólica da premiação das passagens. Em seguida, foi feito o lançamento da segunda rodada de desafios para o Plano Paraíba Faz Educação 2.

Após a premiação, foram feitas as assinaturas do Decreto Paraíba TEC e da Portaria de Metas por Escola. Na ocasião, também foi lançada a Consulta Pública dos Referenciais Curriculares da Base Simplificada da Rede Estadual de Educação. O evento contou com a presença de lideranças políticas, gerentes, gestores, alunos e professores da rede estadual, entre outras autoridades.

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!