.

Programa de rádio divulga ações do Incra/MDA e da assistência técnica no Cariri e no Curimataú paraibanos

Cuité Pb online | 20:54 | 0 Comentários

Partilhar

Os assentados e agricultores familiares das regiões do Cariri e do Curimataú paraibanos ganharam, na tarde da última quarta-feira (15), um programa de rádio voltado para a divulgação das ações de assistência técnica desenvolvidas nos assentamentos da reforma agrária e de notícias produzidas pelas Assessorias de Comunicação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Incra, de outros órgãos que trabalham com temas relacionados à agricultura familiar e de movimentos sociais do campo. O programa Boa Tarde Camponês é transmitido quinzenalmente pelas emissoras Rádio Cidade FM de Cuité 89.1 MHz, no Curimataú, e Rádio Cidade de Sumé 1.270 AM, no Cariri.
A próxima edição do programa, que vai ao ar às 17h e tem duração de uma hora, será no dia 12 de agosto.
O programa tem apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do MDA e é produzido pela Cooperativa de Trabalho e Prestação de Serviços Técnicos de Reforma Agrária da Paraíba (Cooptera), entidade contratada pelo Incra/PB para executar serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em 91 assentamentos da reforma agrária, onde estão assentadas cerca de quatro mil famílias agricultoras.
Com o slogan “Um compromisso com a agricultura familiar e a reforma agrária”, o Boa Tarde Camponês também tem como objetivo divulgar as ações a desenvolvidas pela Cooptera nos assentamentos e mostrar a realidade dos camponeses assentados pela reforma agrária nas regiões do Curimataú, Brejo e Cariri.
O programa tem quadros como “Mulheres em Foco”, “Juventude Camponesa”, “Plantando é Que se Colhe” e “Proseando”, um espaço voltado para entrevistas ao vivo, com a participação de técnicos da Cooptera e de órgãos e entidades parceiras.
“Tivemos uma boa aceitação neste primeiro contato. Os assentados destas regiões necessitavam de um espaço que falasse sua língua e divulgasse temas relacionados à agricultura familiar e de interesse para a reforma agrária”, afirmou o produtor e apresentador do programa, o jornalista Marcos Lima, que é assessor de comunicação da Cooptera e também tem formação técnica em rádio.
Participaram da primeira edição do Boa Tarde Camponês a coordenadora do Núcleo Curimataú da Cooptera, Gilma Vicente, o coordenador do Eixo Produtivo da entidade, Erasmo Lucena, e a assistente social Dassaely de Sousa.
Nosso programa só tem sucesso com a participação e o empenho de técnicos e assentados que nos passam as informações sobre as ações nos assentamentos e as experiências bem-sucedidas que merecem ser compartilhadas para inspirar outros agricultores”, afirmou Lima. “Sou apenas o mediador do programa”.
Outros programas de rádio
Além do programa Boa Tarde Camponês, que se destina público do Cariri e do Curimataú, a Cooptera mantém, desde o final de maio, o programa Bom Dia Rural, que é transmitido quinzenalmente, às 5h, através de duas emissoras de rádio.
Também com uma hora de duração, o programa é veiculado pela Rádio Rede Fé FM 102,7 MHz de Campina Grande, o segundo maior município paraibano, com 400 mil habitantes, a 112 quilômetros de João Pessoa, e ainda pela Rádio Panati FM, 93,9 MHz, do município de Patos, o quarto maior do estado, conhecido como a “capital do Sertão”, com 105 mil habitantes e distante cerca de 307 quilômetros da capital.
A produção e a apresentação do Bom Dia Rural também são do jornalista Marcos Lima. Para tornar o programa conhecido entre os assentados paraibanos, os técnicos da Cooperativa têm realizado sua divulgação nos assentamentos assistidos pela entidade.

Com informações da Cooptera.

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!