.

Gerente Regional de Saúde cobra funcionamento de mamógrafo na cidade de Cuité

Cuité Pb online | 23:07 | 0 Comentários

Partilhar



Atenção especial às mulheres. Esse foi o teor da fala da Gerente Regional de Saúde da quarta região Cristiane Santos durante sua fala no programa um Novo Tempo na rádio 89 FM, neste sábado (6). A médica mastologista cobrou que a prefeita municipal de Cuité, Euda Fabiana e o secretário municipal de saúde Gentil Palmeiras providencie o funcionamento do aparelho de mamógrafo, pois Cuité dispõe de um aparelho encaixado a mais de um ano.

A gerente declarou que o município recebeu um aparelho graças a seus esforços e preocupação com a saúde das mulheres de Cuité e região, De acordo com Cristiane, muitas mulheres têm realizado o procedimento em laboratórios particulares, mas nem todas têm condições de fazê-lo e aguardam pelo atendimento na rede pública e quando o município começar a realizar o exame, pode ser muito tarde.

“Eu fui uma das incentivadoras pela vinda do mamógrafo e agora é questão de honra colocá-lo para funcionar, Não podemos permanecer nessa situação, alguma coisa tem que ser feita com urgência, pois o câncer de mama tem feito muitas vítimas e a demora no diagnóstico pode contribuir com o aumento desses números”, pontuou a gerente.

A medica apresentou metas de mamografias em 2014, o Brasil atingiu 25% da meta, a Paraíba atingiu 14%, o curimataú 47.5% estando acima de São Paulo com 33%. “ O ideal segundo o ministério da saúde é de 70% , todos sabem da minha dedicação pela mastologia do curimataú.’’ Afirmou 

Na ocasião, a gerente deixou claro para a gestão municipal de Cuité que eles informem a data de realização de exames, caso contrário vai acionar o ministério público e colocar para funcionar por outros meios. "quero o dia que vai ser feito a primeira mamografia, não admito mais respostas vazias, quero data". falou 

O mamógrafo foi conseguido para o município de Cuité a mais de um ano e ainda não realizou nenhum exame, permanecendo encaixado e sem previsões de funcionamento. 

CuitéPBOnline

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!