.

Pleno do TRF5 indica cuiteense para compor lista tríplice para vaga de desembargador federal

Cuité Pb online | 21:32 | 0 Comentários

Partilhar


Os juízes federais Paulo Machado Cordeiro, Ivan Lira de Carvalho e Élio Wanderley de Siqueira Filho foram indicados, hoje à tarde, pelo Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, para compor a lista tríplice que será encaminhada à presidente da República Dilma Rousseff, a quem caberá escolher o novo integrante desta Corte.

A indicação decorre da nomeação do desembargador federal Luiz Alberto Gurgel de Faria como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A escolha dos juízes federais obedeceu aos critérios de merecimento, desempenho, produtividade, eficiência e experiência, além de avaliação curricular.

Segundo na lista, Ivan Lira de Carvalho é cuiteense de nascimento, mas potiguar por adoção, pois tem sua vida profissional vinculada ao estado do Rio Grande do Norte. Concursado e nomeado Promotor de Justiça no RN, optou pela magistratura estadual daquele Estado, pois tinha sido aprovado para Juiz de Direito quase simultaneamente, exercendo a judicatura estadual por onze anos, seis dele na Comarca de Natal. Ingressou na Justiça Federal em 1993, sendo titularizado como juiz federal da 5ª Vara Federal/RN. Especialista em Direito Civil Constitucional (UFRN) e em Direito Penal (Universidade de Brasília – UnB), Ivan Lira é mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem cursos na área de Direito Ambiental pela Nortewestern School of Law of Lewis and Clark College, Portland, Oregon (EUA), e pelo Centre de Recherches Interdisciplinaires em Droit de l'Environnement, del'Aménagement et de l'Urbanisme , da Faculté de Droit e des Sciences Economiques de Limoges , França, e em Direito da Informática pela Fundação Konrad Adnauer , Berlim e Munique, Alemanha. Publicou dezenas de artigos e livros em coautoria, sobre Direito de Família e Direito Ambiental, além de outras obras no campo da literatura. É professor da graduação e do mestrado em Direito da UFRN e membro da Academia de Letras Jurídicas do RN e do Instituto Histórico e Geográfico daquele Estado.

Blog do Aeliton Clécio com Porta ld oCurimataú

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!