.

Barra de Santa Rosa festeja seus 55 anos de emancipação política nesta quinta-feira (08)

Cuité Pb online | 15:45 | 1 Comentários

Partilhar


A terceira cidade mais populosa do Curimataú Ocidental Paraibano, com aproximadamente 14.160 habitantes (IBGE/ 2010), e a maior em extensão com uma área de 825 km², Barra de Santa Rosa, comemora nesta quinta-feira (08) seus 55 anos de emancipação política. O município que possui ainda o quarto maior índice de desertificação no Estado e é um polo de assentamentos rurais, fica a 139 km da Capital.

A localidade, cujo nome que lhe foi atribuído significa o resultado do encontro dos Rios Santa Rosa e Poleiros, polariza os municípios de Sossego, Damião e Casserengue. Um dos principais pontos de admiração e turístico da cidade está na Praça Frei Martinho, localizada em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, local onde todas as árvores e arbustos são podados em várias formas, incluído animais, o nome da praça, e um crucifixo que fica de frente a porta principal da igreja, tudo feito por moradores do município, conhecidos na cidade como Biu e o seu filho Evandro.

A economia local está baseada no setor primário, cuja participação é superior a 75,1%, representado pela agricultura e a pecuária. Os principais produtos agrícolas cultivados no município são sisal, algodão, milho, feijão e mandioca. Na pecuária, destaca-se a criação de bovinos, caprinos e ovinos, além da avicultura e a criação de galináceos.

Suas tradições festas são o São João, no mês de junho, e a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, em dezembro.


Redação Paraíba Total 

Category:

Um comentário:

  1. É uma bela Cidade, tem tudo para se desenvolver e não se desenvolve,pois a BR.104 que liga o interior do estado passa bem no centro da cidade, e seria uma o tima oportunidade para o escoamento dos produtos ali produzido. não sei porque nunca se desenvolve-o.

    ResponderExcluir

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!