.

Governo lança edital de concurso com 600 vagas para soldado da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

Cuité Pb online | 17:59 | 0 Comentários

Partilhar

O Governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (30), o edital do concurso público com 600 vagas para soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, com salário inicial de R$ 2.548,00. As inscrições começam no dia 7 de maio e vão até o dia 8 de junho. As provas intelectuais estão previstas para acontecer no dia 27 de julho. O edital completo foi publicado no Diário Oficial.

Para a Polícia Militar são oferecidas 520 vagas, sendo 494 para candidatos do sexo masculino e 26 para o sexo feminino. As oportunidades são para os três comandos regionais do Estado: 260 para o Comando do Policiamento Regional Metropolitano; 170 para o comando Regional I (Campina Grande e Região); e 90 para o Comando Regional II (Região do Sertão).

Já o Corpo de Bombeiros tem 80 vagas abertas, com 72 para o masculino e oito para o feminino, distribuídas da seguinte forma: 30 para João Pessoa e região, 20 para Campina Grande e região e 30 para a região do Sertão do Estado.

O efetivo deste concurso vai reforçar as ações do Programa Paraíba Unida Pela Paz, que trabalha de forma integrada a gestão por metas, focadas na diminuição dos índices de criminalidades em todo Estado.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, ressaltou que a entrada de novos policiais tem garantido um melhor funcionamento da instituição. “Além de gerar mais efetivo nas ruas para garantir a segurança das pessoas, traz uma renovação que possibilita avançarmos em novas competências que visam o bom atendimento ao cidadão paraibano com os nossos serviços”, destacou.

Para o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, o reforço representa mais um avanço para a instituição. “Em pouco mais de três anos, nossa corporação passou por um processo de modernização com os investimentos do Governo do Estado em equipamentos de ponta, na ascensão profissional do efetivo promovido nesse tempo e a entrada de novos soldados, o que proporciona avanços significativos da nossa instituição”, lembrou.

O concurso é para nível médio e entre as exigências estão a idade, que é de 18 a 30 anos no ano de matrícula do curso de formação, e altura mínima de 1,65 para candidatos do sexo masculino e 1,60 para o feminino.

Inscrições – As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site www.ibfc.org.br. O valor cobrado é de R$ 70,00.
Etapas – O concurso é composto por cinco etapas: Exame Intelectual; Exame Psicológico; Exame de Saúde; Exame de Aptidão Física; e Avaliação Social. A primeira é de caráter classificatório e eliminatório e as demais etapas eliminatórias. A novidade para a prova intelectual (primeira etapa) deste ano, em relação ao último concurso, é a entrada no conteúdo programático de noções de ética e sociologia.
Novos policiais – Nos últimos três anos foram nomeados 1.044 novos soldados na Polícia Militar, sendo 251em julho de 2011, 521 em julho de 2012 e 272 em julho do ano passado.

Além dos novos policiais, outras ações foram desenvolvidas para colocar mais policiais nas ruas, como a criação da Guarda Militar da Reserva, que abre oportunidade para que os policiais da reserva voltem ao serviço ativo nas funções administrativas e de guarda patrimonial, liberando os policiais desses locais para atuarem no policiamento das ruas. A Guarda Militar da Reserva já conta com quase 500 policiais.

Secom

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!