.

Dias melhores: Expectativa é que entre fevereiro e maio ocorra aumento de chuvas no curimataú da PB

Cuité Pb online | 12:48 | 0 Comentários

Partilhar

A previsão é de dias melhores para o sertão do estado, as informações são da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (AESA). A expectativa é de que entre fevereiro e maio ocorra aumento de chuvas nas áreas que correspondem ao Cariri e ao Curimataú. “O período chuvoso no Cariri, no Curimataú e no Sertão é entre fevereiro e maio, mas já temos uma pré-estação em janeiro e, com base no prognóstico atual, acreditamos que nos três primeiros meses as chuvas ocorrerão de forma irregular,” afirmou Marle Bandeira.

Este ano 2013 choveu abaixo da média no Sertão, Cariri e Curimataú, agravando a vida sofrida do homem do campo. Mas as chuvas registradas nos últimos dias nos municípios paraibanos marcaram o fim do longo período estiagem em mais de 70 cidades paraibanas. Segundo a meteorologista, Carmem Becker, “as chuvas estão dentro da normalidade para este período no sertão do estado”.

Para as próximas 24 horas a expectativa é de céu parcialmente nublado com ocorrências de chuvas passageiras no litoral. Temperatura mínima deve ser registrada no litoral de 24° graus e máxima de 30°. No Cariri e Curimataú a mínima deve chegar a 21° graus e máxima de 36° no Sertão.

Desertificação - Entre a seca e o inverno, a desertificação no território paraibano tem avançado de forma preocupante a cada dia. Os especialistas alertam que se nada for feito é provável que em 100 anos, o Semiárido paraibano esteja totalmente árido. Isso significa que a vegetação da Paraíba corre sérios riscos de desaparecer de vez, o que seria catastrófico para a população.

A Paraíba é um dos mais atingidos pela desertificação que pode virar deserto no futuro. Atravessando uma das mais rigorosas secas dos últimos 50 anos, a Paraíba sentiu os efeitos drásticos do longo período de estiagem e tem uma noção do que pode está reservado para o futuro. 

Wagner Mariano

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!