.

Seminário Regional discute políticas governamentais para a região de Picuí

Cuité Pb online | 19:54 | 0 Comentários

Partilhar

Servidores estaduais de Picuí e de toda 4ª região geoadministrativa da Paraíba participaram, na última quinta-feira (28), do 1º Seminário Regional do Governo do Estado da Paraíba, em Picuí. O evento foi uma realização da Casa Civil, e teve como objetivo informar sobre as obras e ações em execução em cada região do Estado, bem como dialogar e ouvir as demandas dos servidores para contribuir com desenvolvimento da Paraíba.

De acordo com o secretário executivo da Casa Civil, Walter Aguiar, a realização do Seminário, o primeiro de outros a serem realizados pela Paraíba, tem como maior potencial o de unir as pessoas que fazem o governo para socializar e unificar as ações que o governo já fez e está fazendo.

“Há muita coisa sendo feita em cada rincão desta Paraíba, e queremos traçar o panorama do que o governo tem feito, de forma unificada, para que as ações em curso aconteçam de maneira unificada e na mesma direção e assim conseguirmos os objetivos maiores do nosso programa de governo”, pontuou Aguiar.

A abertura do 1º Seminário Regional foi realizada pelo anfitrião do evento, sediado no auditório do Parque Ecológico Cultural Fausto Germano, o prefeito Acácio Araújo Dantas. Em sua fala inicial, o gestor exaltou a iniciativa do governo estadual. “Vemos por toda Paraíba as obras sendo executadas e de diversas magnitudes. Aliado a isto, a cidade de Picuí conta com o apoio da deputada Gilma Germano nas melhorias feitas dentro da cidade”, disse o prefeito.

Além de Gilma Germano, estiveram presentes o secretário executivo da Infraestrutura do Estado, Carlos Alberto; o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista; o diretor Administrativo da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), João Fernandes; a diretora de Operações do Jornal A União, Albiege Fernandes; o presidente da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup), Rubens (Buba) Germano; além de prefeitos e representantes municipais de cidades da 4ª região geoadministrativa.

Para acompanhar as demandas sobre desenvolvimento econômico e potenciais da região, o diretor da Cinep, João Fernandes, participou de conversas com políticos e empresários durante o Seminário. "A participação da Cinep no evento teve como objetivo perceber necessidades dos prefeitos, gestores e empresários da região para fazer com que o Estado atue cada vez mais como articulador do desenvolvimento econômico que já está mudando a realidade de cada cidade do nosso estado", comentou.

Programação do Seminário - O espaço em que foi realizado o evento, um centro de capacitação de professores do Parque Ecológico, também foi obra do Governo do Estado, segundo o presidente da Famup, Buba Germano. “Famup tem presença para conhecer a realidade de cada município e ligação com o Governo do Estado. Transformamos o lixão da cidade em um equipamento público, que também terá campo de futebol, academia e parque ecológico”, detalhou.

Coube ao secretário de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo, iniciar as palestras do Seminário, tratando sobre a infraestrutura da Paraíba. Em sua explanação, ele apresentou as fases em que estão obras estruturantes, tais como o Canal Acauã-Araçagi; o Programa Caminhos da Paraíba de construção de estradas; a implantação da Rede Paraibana de Alto Desempenho, conexões de fibra ótica pelo estado, entre outras.

O secretário explicou que há três grandes eixos de atuação em infraestrutura: recuperação e construção de estradas, segurança hídrica e instalação fibra ótica. “As ações nestes eixos tem resultados objetivos para a população, com a melhoria de sua qualidade de vida. Mas também formam a estrutura básica para que empresas possam se instalar em qualquer região do estado, gerando emprego e renda. O estado cria as condições para que as empresas se instalem”, detalhou João Azevedo.

A segunda apresentação do dia foi da secretária de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, que falou sobre as ações sociais realizadas pelo governo nas diversas regiões da Paraíba. A apresentação pontuou realizações quanto à política de acolhida de pacientes em tratamento oncológico, estruturação da acolhida para pessoas da 3ª idade e implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar.

Como complemento às ações da pasta, a presidente da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac), Sandra Marrocos, detalhou também as principais realizações do governo na política de atendimento socioeducativo de jovens e adolescentes em conflito com a lei.

Os potenciais econômicos da Paraíba e as oportunidades de investimento foram temas da palestra do secretário executivo do Empreender Paraíba, Tarcio Handel. Depois de explanar os principais resultados dos últimos três anos, o gestor apontou como principal missão a de inserir os jovens no mercado de trabalho e fomentar o desenvolvimento nas pequenas cidades. “Ao longo dos anos, o eixo econômico da economia paraibana esteve sempre polarizado entre João Pessoa e Campina Grande. Agora estamos criando possibilidades para que até em regiões com clima e vegetação adversas criemos soluções para gerar renda à população”, afirmou.

O evento foi concluído com uma grande plenária, na qual os representantes do governo puderam ouvir dos funcionários dos mais diversos órgão estaduais e municipais as principais observações e necessidades da região. Estes pontos foram observados pela Casa Civil e demais pastas, para que sejam incluídos nas políticas públicas do governo.

Novas edições do seminário serão realizadas nas outras 13 regiões geoadministrativas do Estado, Entre as principais regiões estão os municípios de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos e Itabaiana. E o cronograma das próximas cidades a serem visitadas será divulgado posteriormente pela organização do evento vinculado à Casa Civil.

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!