.

Laudo médico diz que Genoino não precisa ficar em casa e que doença não é grave

Cuité Pb online | 17:25 | 1 Comentários

Partilhar

BRASÍLIA - Laudo assinado por cinco cardiologistas constatou que o deputado José Genoino (PT-SP) não é portador de doença cardiovascular grave e, portanto, pode cumprir pena normalmente na penitenciária. Os médicos chegaram à conclusão de que a cirurgia à qual o petista foi submetido em julho passado corrigiu o problema cardíaco que ele apresentava. O documento informa que “com base nas Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o conceito de cardiopatia grave não se aplica ao presente caso em seu contexto clínico cirúrgico atual, face à reversibilidade do quadro apresentado pela correção cirúrgica”.

Com o laudo em mãos, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, vai decidir se concede ou não o pedido da defesa de prisão domiciliar. “Passado o período crítico pós-operatório, naturalmente que se faz necessário seguimento ambulatorial periódico pós-cirúrgico de pouca frequência anual para verificação evolutiva do quadro clínico-cirúrgico, como de hábito, não sendo imprescindível, para tanto, a permanência domiciliar fixa do paciente acometido”, diz o documento.

No dia 23 de julho deste ano, Genoino sentiu dores intensas na região do coração, irradiada para todo tórax. Foi atendido em um hospital em São Paulo e recebeu o diagnóstico de dissecção aguda da aorta torácica ascendente. Foi então submetido a cirurgia e o quadro evoluiu bem, segundo a avaliação dos médicos. Quando foi preso, Genoino passou mal e foi levado às pressas para um hospital em Brasília. A suspeita era de infarto do miocárdio, mas ficou constatada apenas elevação da pressão arterial.

Aos médicos designados para elaborar o laudo, o paciente reclamou de recentes dores de cabeça, palpitações, tontura, diarreia e constipação intestinal. O laudo informa que, “na circunstância da avaliação realização pela junta médica, o paciente encontrava-se praticamente assintomático, manifestando apenas certa ansiedade, rouquidão e cansaço ao esforço de falar”. E completa: “o exame geral não detectou qualquer manifestação digna de nota”.

No dia em que foi examinado, Genoino apresentava pressão arterial de 128 por 82 mmHg, frequência cardíaca de 62 bpm e frequência respiratória 13 irpm, todos os níveis considerados dentro da normalidade.
Quando ficou internado em Brasília, exames apresentaram pequena anormalidade. No entanto, “após ajuste da dose do anticoagulante, os testes de coagulação mostraram-se satisfatórios, com os valores dos indicadores dentro do esperado para o objetivo do tratamento anticoagulante”, dizem os médicos.

Nos exames complementares especializados – entre eles, um eletrocardiograma – ficou comprovada “existência de discreta cardiopatia aterosclerótica e/ou hipertensiva, aterosclerose coronária não obstrutiva sem insuficiência e aortopatia torácica aterosclerótica tratada com sucesso por meio de prótese de correção de dissecção aguda há quatro meses”. Nada grave, para a junta médica: “Conjuntamente, estas condições não se constituem em graves doenças cardiovasculares, segundo critérios da Sociedade Brasileira de Cardiologia”.

A junta é presidida pelo médico Luiz Fernando Junqueira Júnior, professor titular de Cardiologia da UnB. Também compõem o grupo os médicos Alexandre Visconti Brick, Fernando Antibas Atik, Cantídio Lima Vieira e Hilda Maria Benevides da Silva de Arruda.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, autorizou, na semana passada, provisoriamente, que o petista faça tratamento médico domiciliar ou hospitalar. Genoino fez exames no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) e na manhã de domingo foi para a casa da filha, em Brasília.

Médicos da Câmara examinam Genoino sem autorização judicial
Sem autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), uma outra junta médica da Câmara examinou, nesta segunda-feira, o deputado licenciado José Genoino (PT-SP) para avaliar seu pedido de aposentadoria por invalidez. O parecer da junta médica deve sair até amanhã, antes da reunião da Mesa Diretora, marcada para quinta-feira, que decidirá sobre abertura de processo de cassação.

- O hospital não autorizava, só com ordem judicial. Na hora que ele foi para a residência, dependia só da vontade dele - afirmou o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
Na semana passada, após manobra do PT, a Mesa Diretora da Câmara adiou a abertura do processo de cassação contra Genoino. A estratégia é agilizar o processo de aposentadoria do deputado, condenado no mansalão.

Assim, Henrique Alves encaminhou à Vara de Execuções Penais um pedido para que uma junta médica da Câmara fosse ao presídio da Papuda examinar Genoino, depois transferido para um hospital. O juiz repassou a solicitação da Câmara ao ministro Joaquim Barbosa, que ainda não se manifestou.

Para Henrique Alves, a ida da junta médica à casa onde está Genoino, sem autorização judicial, não é uma afronta ao STF:
- O Supremo mandou fazer a sua (perícia médica) e essa Casa quer fazer a sua, como Poder Legislativo. São coisas diferentes.


O Globo

Category:

Um comentário:

  1. Quanto quer apostar,que tudo terminará em pizza. É de lascar morar em um país, que o prêmio para um ladrão petista, a recompensa são R$ 20.000,00. E o trabalhador brasileiro tem que passar 3 anos, para receber essa quantia, após muito trabalho.
    Tenho nojo desse paisinho.

    ResponderExcluir

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!