.

Ipês desabrocham em sequência de cores em clima seco de Cuité

Cuité Pb online | 16:24 | 0 Comentários

Partilhar

Cuiteenses podem contemplar a beleza das árvores ao lado da igreja matriz de Cuité.

 No cenário árido e seco de Cuité, as flores dos ipês desabrocham como buquês nas copas da árvore, obedecendo a sequência de cores rosa e roxo.

O ipê tem características bem singulares: planta nativa do cerrado, está presente principalmente em regiões com inverno seco e temperaturas entre 18°C e 26 °C.

As árvores - que precisam de 15 a 20 anos para desenvolver troncos tortuosos com casca grossa– se destacam em meio à paisagem de folhas amareladas com tom acinzentado em resposta à seca da região.
Apesar da exuberância, quando saem das estufas da Novacap, com aproximadamente um metro e meio - tamanho atingido após um ano -, os ipês não precisam de muitos cuidados, as árvores atingem o tamanho adulto apenas com o trabalho de poda, executado periodicamente para facilitar o crescimento.

As copas coloridas, que costumam chamar muita atenção, duram aproximadamente uma semana para todas as cores, de acordo com a concentração de água e umidade do local.

Quem quiser contemplar a beleza das flores, pode encontrar as 3 árvores nos canteiros da praça ao lado da igreja matriz Nossa Senhora das Mercês em Cuité.

CuitéPBOnline

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!