.

Professor realiza Projeto Mandala no município de Prata

Cuité Pb online | 09:43 | 1 Comentários

Partilhar

O professor Ary Prata realizou na escola onde leciona no município de Prata, o projeto pedagógico intitulado “Mandala de Projetos: tecnologia, conhecimento e complexidade”. A proposta da “Mandala de Projetos” é contemplar as Orientações Curriculares Nacionais ao tempo que propõe atividades de pesquisas concentradas nos saberes populares e na tecnologia, e de quebra, contemplar estudos referentes à língua espanhola nas turmas do Ensino Médio. Através da tecnologia, educação e sua complexidade (Teoria da Complexidade de Edgar Morin), o projeto.

Inspirado na representação do universo, onde os planetas giram em torno do sol, o pesquisador paraibano Willy Pessoa criou um sistema produtivo de baixo custo para melhorar a produção de alimentos. Ele deu o nome de Mandala Produtiva a sua ideia. Se valendo da criatividade inata de quem vive no Cariri paraibano.

“Mandala” conseguiu fazer com que a transversalidade fosse efetivada através da criatividade dos alunos e da proposta interdisciplinar do referido projeto.

Temáticas pesquisadas pelos estudantes, a exemplo do “Balaio da Medicina Popular” http://es-balaiodamedicina.co.nr/ – pesquisa os benefícios fitoterápicos das plantas da caatinga. O Cagaço é revisitado pelos estudantes que abordam de maneira reveladora, a figura de “Clementino Quelé” - cangaco.co.nr, um dos expoentes do cangaço e um dos maiores inimigos de Lampião, que passou a viver e faleceu na Prata após a morte do rei do cangaço. Uma análise científica é abordada em relação a famosa Senzala da Prata, apontando prováveis mudanças em sua estrutura através dos anos. http://senzalademitos.co.nr/

Os trabalhos do professor Ary Prata e seus alunos dão um exemplo de compromisso com a educação no Cariri e dão provas concretas de que a educação, nesta região, pode alçar voos cada vez maiores e mais distantes.

Cariri Ligado

Category:

Um comentário:

  1. SOU FILHO DE CUITÉ, MORO EM ITAPORANGA MAIS ESTOU LIGADO. NAS NOTICIAS DE CUITE, ATRAVÉS DESTE SITE. VARGAS GOMES PASTOR EVANGÉLICO, ADIT.

    ResponderExcluir

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!