.

Opinião: Em Cuité, Nepotismo é motivo de preocupação e disfarçadamente vai saindo de cena

Cuité Pb online | 12:34 | 14 Comentários

Partilhar

No último dia 19 de Outubro, o tribunal de Justiça da Paraíba divulgou algumas sentenças que foram proferidas nas ações de Improbidade administrativa e de crimes contra a administração pública. Uma delas me chamou atenção, o ex-prefeito de Tenório, Denilton Alves Guedes, foi condenado pelo juiz Algacyr Rodrigues Negromonte, por improbidade administrativa pela prática de nepotismo. Além de nomear a esposa e uma irmã como secretárias municipais, o gestor contratou mais 14 parentes dele.

Creio que você leitor, deve ter percebido uma semelhança entre o que causou a condenação deste antigo gestor e a gestão atual de Cuité. Interessante pois por várias vezes foi dito pela própria gestora que não havia nepotismo em Cuité, mais interessante ainda é ver que não é o que a justiça mostra nesta condenação.

Mas, caia entre nós, nesses últimos dias a prefeita andou tirando esse peso de sua consciência, já que seu irmão saiu da Secretaria de Saúde e seu esposo saiu da Secretaria de Finanças do município, quadro idêntico ao que ocasionou a condenação do ex-prefeito de Tenório.

Há quem diga e insista que isto não é nepotismo, há quem diga e insista que a administração atual de Cuité não tinha problema com ficha suja.

Bado, senão fosse sua ida para a Assembleia Legislativa da Paraíba, teria que deixar a secretaria de finanças do município por ter esses "probleminhas" na justiça, uma vez que a lei ficha limpa ia o barrar por ter sido aprovada em Cuité, uma carona perfeita no cargo de deputado fez assim o povo nem perceber a real razão de sua saída da secretaria municipal.

Para disfarçar o Nepotismo criado em 1º Grau, tendo em vista que a justiça está atenta e em cima destes casos, outra carona excelente é pegada por Gentil Palmeira, irmão da prefeita, que deixou a secretaria de saúde para assumir a chefia de gabinete do deputado estadual Bado Venâncio.

Não pensem que apenas o senhor deputado estadual está com problemas com a justiça, a própria prefeita também aguarda por julgamento por "pequenos deslises". Se a justiça não fosse tão lenta a ponto de cassar mandato de prefeito (Bado) após término de seu mandato, julgar processos e condenar político (Bado) após tantos anos, com certeza a prefeita já estaria em apuros, porém, infelizmente, a justiça chega quando já não possui mais efeito na vida destes que vão seguindo com sua maneira de fazer política pensando que jamais serão punidos por seus erros.

Na ligeira tentativa de desviar o foco dos escândalos que tomam conta da imprensa estadual, disfarçar os problemas internos da gestão e maquiar a realidade de Cuité, tudo torna-se motivo pra festa e queima de fogos, desde um carro pipa enviado pelo governo federal até o início de um calçamento prometido a séculos. 

Trabalha? Trabalha! Boa sorte e bom trabalho, só que minha admiração, respeito e bico calado, só terão quando aprenderem a fazer política, trabalhando com honestidade, de que vale ter uma gestão titulada "trabalho a toda hora", e por trás de tudo ter tanto problema com justiça? Isso envergonha no mínimo quem possui senso crítico e entende das coisas, a maioria, infelizmente, até quererem abrir os olhos pra realidade, vão pisando em areia movediça. 


Rafael do vale

Category:

14 comentários:

  1. Oxe? Na gestão de Buba, ele contratou parentes, inclusive sua mulher, a atual deputada Gilma Germano que era secretária. Mas na boca de vocês ele é um exemplo de gestor né!?

    ResponderExcluir
  2. Picuí não nos interessa! Se Buba também fez, tá errado e é problema dele. Não estou aqui pra defender ninguém, estou aqui pra relatar as realidades de Cuité que é o que realmente nos interessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a perfeita pagava teu aluguel e te dava de comer tu era bem caladinho agora quer latir ??? Teu latido não interessa pode espernear mais bado. E bado e pronto

      Excluir
    2. Ridículos. Idolatram essa 'gestora' como se ela fosse a melhor prefeita do mundo. Engraçado. Pq não perguntam com quantos meses de salário atrasado, o pessoal do SAMU está? Pq não perguntam pq, ao invés dela trazer carro pipa pra Cuité (nossa, acabou com a seca do mundo!!!), ela não investiu na saúde, que tá na UTI? Babem menos, meus queridos, e olhem mais para o que tá acontecendo na cidade. Deus abençoe, que vc nunca precise ir, ou ter que levar um parente seu para o hospital de Cuité, pq ai sim, vc vai ver a falta de um bom gestor!

      Excluir
  3. Ao anônimo babão aí de cima: Se Buba é um exemplo de gestor eu não sei. Mas com certeza sua gestão é muito melhor que as gestões de Bado e Euda juntas. É só ver quantas ruas de Picuí tem asfalto de meio-fio a meio-fio. E Cuité, tem quantas? E no índice da saúde Picuí ficou em primeiro na região e em Cuité ficou no RABO DA GATA! Faltam 1165 pra essa prefeita sair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só babão não meu queridinho, não é que seja da sua conta, mas não votei em Euda em nenhumas das duas campanhas! Só fiz meu comentário, pois os nobres blogueiros, não adoram tanto comparar Cuité com Picuí, não sei porque ficaram com tanta raiva, será porque essa comparação não lhes convêm? E também, Buba não construiu Picuí do zero não, para está recebendo o mérito de tudo que foi feito lá.

      Excluir
    2. Também, a verba pra calçar o bairro do tambor dava pra calçar Picuí inteiro, só tem "beco"! Outra coisa, essa deputadinha só fez alguma coisa por Picuí, mas teria que se lembrar que em toda a região ela votada e muito bem votada!!! #ficaadica.

      Excluir
  4. Nepotismo em Cuité? Não. Vão à Sossego para vocês ver o que é nepotismo. O prefeito nomeou a mulher, os irmão, cunhadas, primos, sobrinhas, tias. Pedreiros-funcionários fizeram várias casas para esse povo que chegou de fora e reformou os dos que já viviam lá. Ali não existe essa tal Lei de nepotismo não.
    Antônio Luiz
    Barra de Santa Rosa - PB

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de esclarecer uma coisa ao amigo Anônimo, Euda nunca me deu de comer não, andas muito mal informado, ela pagou meu aluguel por dois meses, mas, sabe por que ela não me pagou mais? Por que passei a apoiar Tárcio, e ela mesma havia me dito que se eu apoiasse ele, quando eu precisasse de ajuda eu procurasse ele, pois ela só ajudava quem ajudava ela. Me diga amigo onde fica a conversinha fiada de que ela trabalha e faz o bem sem olhar a quem independente de cor partidária? Sinto muito mas foi por isso que eu deixei de apoiar ela e hoje conheço sua verdadeira face política. E eu não costumo dar credibilidade a quem desrespeita o outro em Anônimo, como você fez comigo me chamando de cachorro. Olha amigo, procure se informar direito viu, Euda nunca me deu de comer não, ela pagou meu aluguel dois meses, só que diferente de muitos, não fui comprado por esse aluguel e fiquei sem ele assim que fiz minha adesão ao projeto político de Tárcio. Quanto a Bado, realmente Bado é Bado, deputado estadual de carona em licença, deputado estadual que leva o nome de Cuité em escândalos estaduais, deputado estadual que teve seu mandato de prefeito cassado, deputado estadual que coleciona processos judiciais e deputado estadual que só ainda está na política pois tem muitos advogados ao seu serviço pagos pela prefeitura de Cuité.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E fato, parabéns Rafael, sabemos que uma andorinha só não faz verão mais, mais mais chover e as vezes até tempestade!!!
      continue assim ...

      Zé Carlos (Cuité)

      Excluir
  6. Todos os dias os jornais publicam notícias de prefeitos que foram punidos pela justiça por nomearem parentes (nepotismo), por contratem contadores sem licitação etc. Aqui em Cuité a prefeita nomeia irmão, marido, cunhado, primos e tantos outros parentes, e também pagam a advogados e contadores sem licitação (basta ver o site do TCE/PB) e nada acontece.
    Por que será que esse pessoal tem tanta 'costa larga'? é por falta oposição?

    Sei, não hein, pense numa turma de sorte?

    ResponderExcluir
  7. Amigo Anônimo de 24/10, às 22:10 Hs., você está com toda razão ao perguntar se em Cuité não tem vereadores de oposição. De vez em quando eu assisto as reuniões da Câmara e saio de lá revoltado com a falta de competência da bancada de oposição. Eles atuam sem qualquer coordenação ou orientação, mais parecendo um bocado de cegos no meio de um tiroteio.

    Acompanho a política de Cuité nos último 30 anos e nunca vi uma oposição tão fraca, parece mais caldo de batata. O mais entusiasmado que começou foi Vicente Filho, mas parece que alguém botou um cadeado na boca e na inteligência do cara, ele anda mais calado do que estátua. Por que será???

    Com uma oposição dessas a prefeita vem deitando e rolando desde o 1º mandato.

    Desses 4 vereadores que aí estão não vai se reeleger nenhum, podes crer!

    ResponderExcluir
  8. Caros amigos, esse Rafael é um piada, seus textos são altamente bem redigidos e conhecimento jurídico e histórico sobre pessoas e fatos de nosso município, não erra uma virgula, pontuação perfeita. Entretanto quando ele rebate aqui os internautas "anônimos" observamos um texto com vários vícios linguísticos. O que se leva a imaginar que alguém escreve e usa o seu nome como Laranja. Sim! ele nunca enganou as pessoas do PMDB, nós já sabíamos que eram e são seus padrinhos e protetores, que sempre o deram a mão, trata-se de DR. Cicero e Dona Graça!

    ResponderExcluir
  9. Creio que no mínimo devo estar incomodando muito pra duvidarem tanto que seja eu o autor das matérias. Amigo, essa não é a primeira que faço, lá no Cuité 24 Horas se você procurar, você vai encontrar matérias de minha autoria, inclusive do São João, se você for procurar aqui mesmo ou no Blog do Aeliton, você vai encontrar outras matérias de minha autoria também, ora, será que Dr. Cícero possui tanto tempo disponível para fazer tantas matérias pra mim? Meu amigo, francamente, você perde seu tempo querendo insinuar isso. Lembro a você que tenho 20 anos, leio muito, sou estudante, farei curso de comunicação social, sou comunicador de rádio, creio que já possuo experiência suficiente para produzir um bom texto, eu não respondo aqui nos comentários no mesmo padrão, pois geralmente estou respondendo pessoas anônimas, as quais além de não possuírem sucesso nos comentários, não merecem minha atenção a ponto de usar um bom português. Realmente nunca enganei o PMDB, eles sempre souberam de quem eu era afilhado, e quem era o esposo da minha madrinha mas, confesso uma coisa, muito do que aprendi e, hoje, me faz ter bons argumentos, foi com Dr. Cícero, talvez eu seja um bom produtor textual graças a ele que é um espelho pra mim e tem minha admiração e respeito, além disso, o único aqui que parece ser um laranja é você que sequer se identifica. Pra não ser ingrato ao seu comentário, vou considera-lo um elogio, já que tanto parabeniza a forma como me expresso na matéria e, antes que eu esqueça, mil vezes ser um protegido de Dr. Cícero e Dona Graça, do que ser um babão do PMDB que não conhece a realidade dos seus líderes ou então se faz de besta.

    ResponderExcluir

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!