.

Mastologista Drª Cristiane fala sobre os serviços de especialidades durante o Outubro Rosa

Cuité Pb online | 22:33 | 0 Comentários

Partilhar

O serviço de mastologia com diagnostico precoce do câncer de mama foi montado em outubro de 2012 na cidade de Picui, onde teve os seguintes serviços, consultas com mastologista, mamografia, punções, Agulhamento, core Biopse e cirurgias. 

Há um ano, o Centro Municipal de Especialidades de Picuí oferece às mulheres do município e de toda região este serviço de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, tornando-se referência por ser o único município do Estado da Paraíba a oferecer, gratuitamente, este serviço. Segundo a mastologista Drª Cristiane Santos, durante o período de outubro de 2012 a outubro de 2013, foram realizadas 2.400 mamografias, 3.000 consultas com mastologista, 287 procedimentos tipo agulhamento, core e punção, sendo diagnosticados 18 casos da doença no Seridó e Curimataú Paraibano.

A Mastologista  Drª Cristiane Santos falou que no diagnóstico precoce a paciente tem 90 por cento de chance de cura. “Hoje este mal vem dizimando milhar de mulheres por todo o mundo. No Brasil tem por ano mais de 52 mil mulheres acometidas pela doença tendo 12 mil óbitos por ano, aqui na Paraíba segundo o Inca teremos 640 novos casos da doença. Por isso a importância do Serviço de Picui, onde os pacientes não precisam se deslocar para os grandes centros tendo seu diagnostico retardado pela demora do atendimento”. Concluiu a mastologista

No dia 18 de outubro foi o dia D contra o câncer de mama na cidade de Picui foram atendidas mais de 100 mulheres, realizados 15 punções, 3 agulhamentos e 1 core Biopse .

CuitéPBOnline

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!