.

Do Fundo do baú - Reportagem do Diário da Borborema: "Olho da Bica, fonte natural que funciona há mais de 100 anos". 20-11-1980

Cuité Pb online | 11:48 | 0 Comentários

Partilhar

Reportagem do Diário da Borborema: "Olho da Bica, fonte natural que funciona há mais de 100 anos". 20-11-1980

Olá pessoal mais uma vez. Trago mais uma reportagem do Diário da Borborema com o título: "Olho da Bica, fonte natural que funciona há mais de 100 anos", de 20 de novembro de 1980. Com ovimos no título o "Olho d'água da Bica", localizado a cerca de 2 Km do centro da cidade na descida da Serra do Cuité, em diração à UFCG, foi uma importantíssima fonte natural do precioso líquido para todos os seres vivos, brotando de um paredão rochoso com mais de 40 metros de altura. O Olho d'Água da Bica, não apenas trata-se de uma riqueza natural, mas também histórica e cultural, já que foi neste local que os primeiros explorados de nossas terras "adentraram" nas matas densas que existia em outrora e depararam com o imenso paredão e a límpida fonte d'água que jorrava nele, isto no final do século XVII. A partir daí primeiros colonos que chegaram em terras ciuteenses sempre utilizaram as límpidas águas da fonte para seu abastecimento, local este de rara beleza com vegetação exuberante, que ainda hoje guarda espécimes da fauna e flora do semi-árido paraibano. 
A forte estiagem de 1979/80 que assolou o município, além de toda a região nordeste, provocou um grande exodo rural nunca vista antes, onde várias e várias famílias se mudaram para locais mais desenvolvidos, como no sudeste do país. A fonte do Olho d'Água da Bica, representava um verdadeiro "oásis" em meio a toda esta estiagem, já que grandes reservatórios d'água ainda não tinham sido construídos na região, por isso a população procurava sempre a fonte para os diversos fins, como consumo próprio, lavanderia comunitária, banhos, matar a sede dos animais, etc. Na reportagem refere-se que o Olho d'Água da Bica foi descoberto há mais de cem anos, mas como foi pesquisado em divérsos livros, esta fonte já era utilizada há pelo menos trezentos anos, desde a fundação dos primeiros núcleos povoadores do município, como já foi dito no começo deste tópico.

Atualmente o local está interditado para a população como forma de utilização de sua fonte, transformado em horto florestal pelo departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cuité. Espera-se com esta medida que toda a a vegetação do local seja totalmente preservada e reflorestada, já que se trata de um patrimônio histórico e cultural para o município de Cuité. Confira abaixo a reportagem:


Historia de Cuité Por  Jônatas Rodrigues Pereira

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!