.

PICUÍ, CUITÉ, BARRA DE STA ROSA E OUTROS: Governo estrutura cadeia produtiva para beneficiar mel paraibano

Cuité Pb online | 10:35 | 0 Comentários

Partilhar

O Governo do Estado está construindo 23 unidades de extração de mel, um posto de coleta, três entrepostos e um mini-entreposto para estruturar e desenvolver a cadeia produtiva do mel. Centenas de famílias de apicultores estão sendo beneficiadas com recursos do Projeto Cooperar que financia 24 projetos de apicultura e meliponicultura com recursos do Banco Mundial e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Os benefícios diretos chegam para cerca de 2.350 pessoas das 582 famílias de apicultores que integram os subprojetos por meio de associações e cooperativas. A estimativa é de que a produção de mel na Paraíba seja acrescida de mais 100 toneladas quando tudo estiver funcionando e com boa florada nas diversas regiões.

De acordo com o coordenador estadual do Projeto Cooperar, Roberto Vital, o mini-entreposto está sendo instalado em Itaporanga e vai beneficiará a produção de mel no Vale do Piancó e em Diamante o Governo instala um posto de coleta. Das 23 unidades de extração de mel 12 estão prontas, oito em fase de conclusão e três em construção. Seis casas de mel já realizam a centrifugação do produto.

A construção dos três entrepostos de mel, com recursos do Governo do Estado e do BNDES, acontece em Salgado de São Félix, Aparecida e Poço José de Moura.

Com esta infraestrutura implantada o Governo do Estado pretende obter mel de origem e qualidade. As unidades de extração vão oferecer suporte aos entrepostos, garantindo a certificação do produto.

Os convênios de apoio à apicultura são executados nas cidades de Areia, Caiçara, Logradouro, Santa Helena, São José da Lagoa Tapada, Triunfo, Barra de São Miguel, Barra de Santa Rosa, Cuité, Picuí, Bonito de Santa Fé, Diamante, Itaporanga, Baía da Traição, Itapororoca, Mataraca, São José dos Ramos, Gurjão, Monteiro, Água Branca, Mãe D’água, Maturéia, Princesa Isabel, São José do Sabugi e São Bentinho. 

Ascom – Governo da PB

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!