.

Novas estações de tratamento vão beneficiar mais de 65 mil famílias, A maior estação atenderá os municípios de Cuité e Nova Floresta

Cuité Pb online | 10:40 | 0 Comentários

Partilhar



O Governo do Estado, por meio da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), está investindo R$ 12 milhões na implantação de 36 novas estações de tratamento de água, em diversas cidades do Estado. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (18) pelo presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, ressaltando que as obras vão atender mais de 65 mil famílias paraibanas com água tratada em suas casas.

Deusdete Queiroga informou que as obras estão sendo executadas com recursos do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Ele acrescentou que, dessas 36 novas estações de tratamento, três já estão em funcionamento. “Entregamos recentemente as estações de Bom Jesus, Cachoeira dos Índios e Santana de Mangueira”, listou. “Já as novas estações de Coxixola, Nova Palmeira, Alhandra e Piancó estarão em funcionamento em até 90 dias”, completou.

O diretor de Operação e Manutenção da Companhia, José Mota Victor, afirmou que, dentro desse universo de implantação de novas unidades, 10 estações de tratamento estão em execução no Sertão da Paraíba. “Atualmente, estão sendo construídas as estações de Aguiar, Nazarezinho, Riacho dos Cavalos, São José da Lagoa Tapada, Triunfo, Desterro, Água Branca, Emas, Ibiara e Igaracy”, detalhou.

Mota informou ainda que outras 16 estações de tratamento de água estão em fase de licitação e beneficiarão 19 localidades: São José de Espinharas, Cajazeirinhas, São José do Sabugi, Conceição, Malta, Condado, Santa Gertrudes, São José dos Cordeiros, Imaculada, Manaíra, Algodão de Jandaíra, Barra de Santa Rosa, Riachão do Bacamarte, Distrito Chã dos Pereiros, Cuité, Nova Floresta, Frei Martinho, Picuí e Solânea. “A maior estação atenderá os municípios de Cuité e Nova Floresta e terá capacidade de tratamento de quase 73,7 litros d’água por segundo”, enfatizou o diretor da Cagepa, acrescentando que estão previstas também as estações de Boa Ventura, Diamante e São José de Caiana.

Próximas inaugurações – O gerente de Desenvolvimento Tecnológico e Automação da Cagepa, Laurindo Alencar, informou que, em até 30 dias, a Cagepa estará entregando as estações de tratamento de água à população de Coxixola e Nova Palmeira, localizadas na região da Borborema. “Já no prazo de até 90 dias, estaremos finalizando as estações de Piancó e Alhandra”, disse.

Segundo o gerente, a maior dessas quatro estações, a de Alhandra, terá capacidade de tratamento de 48,8 litros de água por segundo. “Já a estação de Piancó tratará 38,9 litros por segundo, enquanto que Nova Palmeira e Coxixola terão capacidade de tratamento de 7 litros por segundo e 3,8 litros por segundo, respectivamente”, concluiu.

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!