SOSSEGO-PB: Prefeitura proíbe o banho no Açude Santa Rita

Cuité Pb online | 09:36 | 0 Comentários

Partilhar

Por necessidade de preservação da qualidade e quantidade da água, a Prefeitura Municipal de Sossego proibiu, terminantemente, o banho no Açude Santa Rita, localizado no sítio do mesmo nome, interior do município. Segundo moradores da região, e pescadores devidamente habilitados para a pesca no reservatório d’água, “muita gente está usando indevidamente o local para banho, farras e outras atividades incoerentes com a preservação do meio ambiente”.

O Prefeito Carlinhos, como medida preventiva, já havia proibido o uso do açude para banho e outras atividades que não fosse para uso da água como consumo. O carnaval no açude, tradição na época carnavalesca no município, não foi realizado como medida de preservação e pela manutenção do nível do reservatório, à época o único ainda em condições de servir aos necessitados. O “Motolama”, que sempre acontece no domingo de carnaval, foi realizado com restrições.

Sem nenhuma permissão, e usando indevidamente o local, pessoas estranhas estão fazendo programas à beira do açude com banhos, bebidas, farra completa além da poluição sonora. Por esse motivo a Prefeitura, através do gestor Carlinhos, tomou a medida de proibir o uso da água do açude para banho no local. “Não tenho outra alternativa. O açude Santa Rita talvez seja o único reservatório na região em condições de abastecer muitos lares por um determinado tempo. Estamos numa escassez de água e preservar o que temos é de suma importância. Por isso a proibição por tempo indeterminado”, disse o prefeito Carlinhos.

A proibição de cunho oficial obriga aos menos avisados ao cumprimento da ordem, pois, caso contrário, os infratores poderão sofrer sanções legais. No momento o açude está servindo muitas comunidades, de Sossego e outros municípios. “São mais de 50 “pipeiros” tirando água, diariamente. O uso do açude para banho provoca poluição e assim vir a prejudicar aqueles que se utilizam da água para fins de consumo humano”, disse um morador da localidade, e também pescador, que tem presenciado abusos nos finais de semana. 

Adamastor Chaves

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!