.

Governo financia fabricação de redes em Boqueirão por meio do Empreender-PB

Cuité Pb online | 11:32 | 0 Comentários

Partilhar




A Associação dos Pequenos Produtores Rurais e Artesãos do sítio Taboado, no Município de Boqueirão, recebeu investimento de R$ 96,4 mil do Governo do Estado por meio do Empreender-PB. Com o valor, os associados investiram na compra de máquinas e equipamentos, matéria-prima e capital de giro estimando um aumento de até 500% na produção mensal. Atualmente, a Associação fornece as peças para os Estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Rio de Janeiro.
Maria Lúcia de Oliveira Brito, tecelã e presidente da Associação fundada há 18 anos, conta com 60 sócios, 25 trabalhando diretamente na fabricação das redes. Ela disse que antes do crédito, os artesãos contavam apenas com o tear manual para fabricar as redes e tapetes, oferecendo uma capacidade mensal de produção de 10 mil tapetes e 2.080 redes. Com o investimento realizado, a estimativa é de um aumento de até 500% da produção, gerando uma capacidade de fornecimento de cerca de 50 mil tapetes e 5,2 mil redes/mês.
Com esse dinheiro, nós conseguimos aumentar a produção e gerar mais emprego na comunidade. Minha satisfação é ver as pessoas trabalhando, ganhando seu dinheiro. Quanto mais investimos, mais gente agregamos ao nosso trabalho”, comentou Lúcia.
O gerente executivo do Empreender PB, Eduardo Moraes Filho, visitou a Associação e verificou o que o investimento está oferecendo para melhorar a qualidade de vida dos artesãos do Taboado. “Constatamos que os investimentos oriundos do Empreender-PB auxiliaram não só na melhoria no trabalho, mas também na vida dos artesãos, que com os teares elétricos terão condições de trabalho mais adequadas, atividades facilitadas e mais renda”, observou.
Vantagens do Crédito - De acordo com Lúcia, um dos motivos para a contratação do crédito do Empreender-PB foi minimizar a ação dos atravessadores, que repassam a matéria-prima a preços elevados. Com esse incentivo do Governo, os artesãos poderão comprar a matéria-prima em grande quantidade, com preços mais vantajosos, além de modernizar a fabricação das peças nas novas máquinas. Assim aumentam a capacidade de produção, empregam outros funcionários, atendem mais clientes, estendendo o campo de ação e inserção de suas peças no mercado.
Localizado no Cariri paraibano, o município de Boqueirão compreende a região Metropolitana de Campina Grande e está situado a146 quilômetros da Capital.
Empreender-PB Coletivo – A linha de crédito é destinada a associações e/ou cooperativas de produção ou comercialização registradas há mais de seis meses no Estado e cadastradas na Receita Federal. O crédito liberado por meio dessa linha pode alcançar o valor de até R$ 500 mil. As parcelas fixas têm um prazo de até 72 meses para serem quitadas e carência de 12 meses para começar a pagar com taxa de juros de 0,38% ao mês + Aval Garantidor.
Os interessados podem fazer contato com o Empreender-PB pelo telefone 83.3218-4428 e/ou redes sociais: Facebook – (facebook.com/empreenderpb) e Twitter – (@EmpreenderPB).

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!