Governo promove seminário para mineradores em Picuí
O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM) promove, neste sábado (20), o 4º Seminário Comemorativo pelo Dia Nacional do Garimpeiro. O evento acontece na Escola Municipal Ana Maria Gomes, em Picuí, no Curimataú da Paraíba.
Com o tema “Cooperativas de Pequenos Mineradores – Organização e Gestão”, o encontro vai reunir 300 mineradores de pedras semipreciosas da Paraíba e do Rio Grande do Norte para discutir temas como novos conhecimentos em gestão e organização da atividade econômica nos estados, além da cerâmica vermelha, uma das atividades minerais mais fortes representadas na fabricação de telhas e tijolos.
.jpg)
Já a partir das 10h30 será dado início a palestra “Organização e Gestão da Cooperativa de Exploração Mineral e Sindicato da Indústria da Cerâmica Vermelha” pelo palestrante e presidente da COOPEMI/SINDICER, Sérgio Pagnan, do Morro da Fumaça, em Santa Catarina.
.jpg)
Para a geóloga da CDRM, Maria do Carmo Rodrigues, o evento é uma iniciativa que proporciona a troca de experiências com outros profissionais da área. “Além das palestras, o evento marca a comemoração do Dia do Garimpeiro instituído em 21 de julho após a regulamentação da profissão em 2008. Eles precisam saber que é preciso estar organizados e aplicar uma gestão empresarial eficiente para que saibam obter os melhores recursos e desenvolver as atividades de maneira mais segura”, enfatizou. No estado existem cerca de 4 mil garimpeiros não cooperados.
Ela destacou ainda que a CDRM desenvolve diversos trabalhos continuados na região. “Hoje focamos na ação contínua de assistência técnica, no desenvolvimento de beneficiamento de minérios e pesquisa mineral. Além disso, os técnicos têm uma preocupação de observarem as necessidades dos trabalhadores e, posteriormente, repassarem as técnicas para melhorarem a forma de trabalho”, finalizou.
.jpg)
O setor mineral é um dos arranjos produtivos que mais adquiriram recursos este ano, por meio do programa Empreender-PB que, além do empréstimo financeiro, tem dado todo apoio e assistência técnica, acesso logístico de distribuição e segmentação de novos mercados as cooperativas na região do Curimataú e Seridó paraibano.
Por meio do Empreender Paraíba, os mineradores receberam mais de R$ 3 milhões em crédito para ampliar as cooperativas e regulamentar a profissão. Deacordo com o gestor de negócios do programa, Thadeu Vinícius, os investimentos foram utilizados para a aquisição de equipamentos, mudanças nos métodos de extração que, consequentemente, aumentam a segurança e a renda dos garimpeiros. “A aquisição de equipamentos foi a maior empregabilidade dos recursos. Eles adquiriram retroescavadeiras, escavadeira hidráulica e máquinas capazes de pegar o minério grosso e moer até que saiam em uma textura semelhante a areia do cimento. Além disso, ainda houve o beneficiamento de minério em uma usina em Nova Palmeira”, informou.
O encerramento do evento está previsto para ocorrer no final da manhã. Entre as presenças confirmadas está o presidente do CDRM, Marcelo Falcão.
O evento é uma realização da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais (CDRM), em parceria com a Sudema, ministérios de Minas e Energia, Exército e da Integração, os cursos de Engenharia de Minas da UFCG e IFPB e Prefeitura Municipal de Picuí.
Secom
Category:
0 Comentários