.

Em Alerta!: Saúde confirma 29 casos de meningite este ano na Paraíba

Cuité Pb online | 14:58 | 0 Comentários

Partilhar

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) já confirmou 29 casos de meningite este ano na Paraíba. A morte de um adolescente de 16 anos em Campina Grande, na última quarta-feira (24), foi confirmada como o terceiro caso fatal no ano, devido a meningite bacteriana. O jovem, de Conceição, no Sertão do estado, morreu no Hospital Antônio Targino, depois de passar cinco dias apresentando dor de cabeça e quadro febril.

Segundo a SES, este ano já foram notificados 61 casos de meningite, sendo 29 confirmados e 32 descartados. Em todo o ano passado, foram notificados 130 registros, sendo 86 confirmações e 44 descartes. Segundo a chefe do Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas, Anna Stella Pachá, "estes dados estão relacionados a todos os tipos de meningite ocorridos no estado e a periodicidade de maior notificação é no inverno".

Em relação a mortes, 2013 tem três mortes confirmadas. Em 2012, foram 14.

De acordo com a Secretária de Saúde de Campina Grande, Lúcia Derks, a vítima mais recente tinha recebido atendimento em Conceição, de onde tinha sido encaminhada para Campina Grande. No dia 19, o rapaz deu entrada no hospital, morrendo no dia 24.
"Não existe risco nenhum de contaminação neste tipo de meningite. Não há risco para a população, mas serve de alerta para que as pessoas saibam que uma simples sinusite ou abcesso no dente pode levar à meningite e precisa ser tratado", afirmou a secretária de saúde.
Na Hospital Antônio Targino, a vítima chegou apresentando quadro infeccioso em um dos dentes e crise de sinusite. Com o agravamento do seu estado de saúde, ele foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas cinco dias após dar entrada no hospital, ele não resistiu à doença e morreu. A Secretaria Municipal de Saúde investiga ainda três casos suspeitos meningite em Campina, mas as vítimas não morreram.


Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!