.

Cuité e Nova Floresta sem Água : Segundo AESA Açude do Cais só tem 14,5% da sua capacidade

Cuité Pb online | 16:23 | 1 Comentários

Partilhar

Muito se fala pelas ruas de Cuité e Nova Floresta que o Açude do Boqueirão do Cais está com capacidade esta ou aquela ou que vai passar somente 30 ou 60 dias sem ter dados concretos. Veja a realidade com dados oficiais em que se apresenta o açude do Boqueirão do Cais para você retirar suas conclusões.

O açude que abastece Cuité e Nova Floresta com capacidade para 12.367.300 metros cúbicos de água entra em estado de observação com menos de 15 % de sua capacidade. Segundo a Aesa (Agência Executiva das Águas da Paraíba) neste dia 16 de julho de 2013 foi verificado apenas 14,5 % o que representa 1.793.920 de metros cúbicos de água. O último dado foi do dia 16 de abril quando tinha 20,7% (2.558.664 m³) o que representa uma diminuição em 3 meses de  6,2   % ( 764.744.) com uma redução de mais de 2% ao mês. Vale salientar que estamos em pleno período chuvoso o que normalmente seria fruto de um aumento da capacidade hídrica do açude, mas o que podemos ver é uma diminuição.
 
Nos próximos seis meses que o normal será de grande evaporação sua capacidade poderá ser reduzida vertiginosamente devido a mais um agravante que será a radiação solar. A qualidade da água encontra-se com uma salinidade quase insuportável e que nos próximos seis meses poderá ficar ainda pior. As pessoas e os políticos só pensam na água quando ela falta, mas vai o alerta que devemos buscar alternativas antes que ela falte.Se considerarmos percentual durante o período chuvoso a água daria para 7 meses. Mas os próximos meses será de seca e bastante insolação o que torna uma percentual de redução da capacidade do açude ainda maior sem falar que não pode retirar toda a água pois tem os peixes e a qualidade da água fica muito ruim para o consumo humano. Nesta quarta feira será feito uma mobilização para que não saia o batalhão de Cuité para Picuí. Por que não ficar o alerta para questão da água também, pois do jeito que vai irá faltar em breve e aí. O açude de Picuí (Várzea Grande) está com capacidade de apenas 36% (7.757.338 m³). Levantamento da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) constatou nesta segunda-feira (16) que 50 açudes estão com volume abaixo de 20% na Paraíba. Segundo a gerência de recursos hídricos, os reservatórios podem ter o abastecimento suspenso e em alguns casos já estão com o fornecimento interrompido, para evitar que entrem em colapso. O órgão monitora 121 açudes no estado. De acordo com a Aesa, existem atualmente 36 mananciais em observação, com volume abaixo de 20%, e 14 em situação considerada crítica, abaixo de 5% da sua capacidade e apenas 4 sangrando(Araçagi, Conde, Marí e Sapé).

Texto: Blog do Wállace - 16 de julho de 2013

Category:

Um comentário:

  1. Tanta coisa importante para se discutir... a questão da água mexe com investimentos, por isso os políticos locais ignoram. Batalhão?! onde é mesmo que fica? rs

    ResponderExcluir

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!