.

Caravana do Coração realiza atendimentos em Picuí-PB e Guarabira-PB

Cuité Pb online | 13:14 | 0 Comentários

Partilhar

Graças a cirurgia cardíaca realizada pelas equipes do Círculo do Coração e do Governo do Estado, a pequena Yasmin, 3, leva uma vida normal. A menina mora na cidade de Picuí e antes do procedimento não andava, não dormia bem, não sentava e sequer segurava a mamadeira para se alimentar.

O problema cardíaco foi descoberto após o nascimento e deixou toda família abalada. “Todos os médicos diziam que minha bebê tinha 99% de chance de morrer, pois o caso era muito grave. Ficamos sem chão, minha mulher não conseguia trabalhar. Até que um dia um enfermeiro do hospital regional de Picuí me falou do Círculo do Coração. Minha filha foi operada em janeiro do ano passado e hoje está cheia de alegria e vontade de viver”, lembra o pai, Josivaldo Pinto.

Já Luzinete da Silva Dantas, mãe do pequeno Gustavo, 3, que está com cirurgia marcada no Hospital Arlinda Marques soube do problema cardíaco do filho ainda quando morava em São Paulo e se surpreendeu ao chegar na Paraíba.  “Quando decidi voltar a morar na Paraíba uma pergunta ficava me preocupando: E agora como vou tratar o meu filho? Ao chegar aqui, confesso que me surpreendi com o que encontrei. Um atendimento especializado na área, além das cirurgias que são realizadas para resolver o problema cardíaco das crianças”, disse Luzinete.

Até este domingo (28), oito municípios do interior do Estado vão receber a visita da “Caravana do Coração”, composta por 30 profissionais de saúde, que em um ônibus iniciaram uma série de visitas no último domingo (21). A Caravana já percorreu as cidades de Cajazeiras, Sousa, Itaporanga, Patos, Monteiro, Esperança e Picuí. Neste domingo (28), a programação vai ser encerrada em Guarabira.

O objetivo é examinar, diagnosticar e tratar crianças de zero a 12 anos de idade, priorizando as que apresentam cardiopatia, febre reumática, sopro, cianose, taquicardia e desmaio, e em gestantes, a partir de 28 semanas, que apresentem sintomas de diabetes clínica, cardiopatia, ultrassonografia com suspeita ou má formação fetal.
A equipe de profissionais de saúde é formada por médicos cardiologistas, clínicos, e para o diagnóstico por imagem; além de psicólogo, nutricionista, assistente social, enfermeiras, arte terapeutas e técnicos de informática.

Picuí – Nesse sábado (27), os atendimentos foram realizados no Centro Municipal Especializado Nossa Senhora de Fátima, em Picuí, das 9h às 15h. Foram realizados 63 atendimentos, entre eles, 40 crianças, sendo que 23 apresentaram problemas cardíacos e 23 gestantes, onde nenhuma delas teve o bebê diagnosticado com cardiopatia.

O prefeito da cidade de Picuí, Acácio Araújo Dantas, destacou a importância do trabalho realizado pela Caravana durante a visita ao município. “Uma das grandes vantagens é a prevenção dos problemas cardíacos nas crianças. Com isso, é possível detectar precocemente os casos, impedindo assim que a doença evolua e consequentemente traga melhor qualidade de vida para os pacientes, além de evitar maiores custos para os poderes públicos”, observou Acácio. 

Ascom

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!