.

Pedra Lavrada: Audiência Pública reúne a região do Seridó e Curimataú para discutir a construção da Barragem de Serra Branca III

Cuité Pb online | 08:53 | 0 Comentários

Partilhar

A prefeitura de Pedra Lavrada e Câmara dos Vereadores reuniram autoridades do governo do Estado, Assembléia Legislativa, Câmara dos Deputados e prefeitos das cidades de Pedra Lavrada, Nova Palmeira, Cubati e São Vicente do Seridó e a população em geral na tarde desta última segunda-feira, 1º de abril o município de Pedra Lavrada para a realização da 1ª Audiência Pública que defende a construção da Barragem de Serra Branca III.


  A audiência teve início às 17h e foi presidida pelo Presidente da Câmara de Vereadores Vereador Guriatan Dantas. Na ocasião as autoridades presentes discutiram a situação do homem do campo, da seca que assola o nordeste em especial a Paraíba e da dificuldade no abastecimento de água as comunidades rurais dos municípios da região.



O Prefeito anfitrião Roberto Vasconcelos Cordeiro abriu a audiência aclamando a todos os presentes, a esqueceram as cores partidárias e ideologias político partidárias, que todos abraçassem a causa, como uma medida importante para todos os municípios da região. Enfatizou também que Pedra Lavrada é um dos municípios da Paraíba que não dispõe de reservatório de água com grande capacidade hídrica e isso agrava em muito a situação da população urbana e rural e que a audiência acontece como um momento ímpar na história da região classificou o evento como o dia em que os interesses pessoais foram exclusos, dando espaço apenas aos interesses do povo.



O Governo do Estado foi representando pelo ex-prefeito Tota Guedes que fez a sua fala baseada no sonho da construção da barragem de serra branca, uma obra acalentada por todos os lavradenses, objeto do sonho de sua gestão quando prefeito do município, mas que agora tem grandes chances de se tornar realidade pela união de forças em busca do mesmo objetivo “esse é um tempo de trabalho árduo, de somar forças, jamais de dividir, vamos fortalecer esse elo para a realização de uma obra que faz parte dos sonhos de todos os lavradenses, a construção da barragem de serra branca é totalmente necessária para dar dignidade e qualidade de vida a toda à região, não apenas a nossa Pedra Lavrada”.



 Prefeitos e vereadores esqueceram as cores partidárias e partidos e o discurso foi o mesmo “é preciso unir forças”, Pedra Lavrada foi representada em plenária pelos vereadores Jarbas Melo, Lena Buriti e Jojó Melo, e cada um participou fazendo a defesa do seu município, para que as autoridades representativas do governo tenham se sensibilize e a agilidade na defesa do projeto. Participaram os prefeitos das cidades de Pedra Lavrada, Nova Palmeira, Cubati, São Vicente do Seridó, Picuí e Frei Martinho, os dois últimos, apenas em apoio à construção da Barragem, não sendo municípios beneficiados pela construção do reservatório.



A barragem de serra branca III será construída em uma área geográfica que fica na divisa entre as cidades de São Vicente do Seridó e Pedra Lavrada, mas que também beneficiará com o abastecimento de água as cidades de Nova Palmeira e Cubati.



A juventude foi representada pelo lavradense Alexandre Gomes que usou a tribuna e levantou aplausos quando conclamou as autoridades presentes a também se indignarem com a situação de muitos agricultores que andam longas distancias em busca de água “Conclamo os Senhores a se compadecerem dos mais humildes, daqueles que sofrem de verdade, do homem e da mulher do campo que está vendo o seu gado morrer, o seu patrimônio ir embora pelo castigo da falta de água, se compadeçam daqueles que buscam água com léguas de distância e quando encontram, são obrigados a beber lama imunda para não morrerem de sede”.



 O deputado Federal Efrain Filho (DEM) em sua fala destacou o descaso do Governo Federal em criar uma política efetiva de combate aos efeitos da seca e caracterizou como “esmolas” as medidas emergenciais que o Governo Dilma vem destinando a Paraíba, o deputado se referiu como vergonhosa a atenção super estimada ao evento da Copa que o Brasil sediará em 2014, com um  grande montante de verbas destinadas a estádios, infraestrutura e turismo, deixando a mercê da própria sorte os nordestinos e principalmente a Paraíba, um dos estados que menos arrecadou verbas do Governo Federal para o combate aos efeitos da seca.



Para ver mais fotos do evento, clique AQUI.



A deputada Gilma Germano falou da sua preocupação com a falta de água em toda a região, mas principalmente com aqueles municípios que possuem reservatórios de água com maior capacidade “é preciso que estejamos sempre atentos, buscando recursos para o socorro desses municípios que são castigados em maior proporção pela falta de água, temos nos esforçado para dar suporte com projetos como esse da Barragem de Serra Branca que estamos defendendo estou sempre cobrando melhorias e apoio dos governos estadual e federal para amenizar os efeitos da seca em nossa região. A barragem de Serra Branca não é apenas um sonho do povo de Pedra Lavrada, é  também um sonho da Deputada Gilma e um compromisso meu com o povo dessa região do Curimataú e Seridó”.



A audiência foi encerrada por volta das 20h e ficou acertada a elaboração de um relatório e o envio de cópias para o Governador Ricardo Coutinho e Governo Federal, cobrando a construção da Barragem de Serra Branca III. Outras audiências acontecerão nos municípios de Nova Palmeira, Cubati e São Vicente do Seridó, ainda com datas a serem marcadas.


ASCOM

Category: ,

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!