.

Consultores da CAPES visitam o campus da UFCG em Cuité

Cuité Pb online | 16:25 | 0 Comentários

Partilhar

Uma equipe de consultores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) esteve na última segunda-feira (1º) no Centro de Educação e Saúde (CES), campus da UFCG em Cuité-PB. O objetivo da visita do grupo era fazer uma avaliação in loco (no local) da proposta de implantação do programa de Pós-Graduação (mestrado) em Ciências Naturais e Biotecnologia (PPGCNB) no CES.

Esteve presente no campus a Dra. Maria Fátima Grossi de Sá - pesquisadora da EMBRAPA Recursos Genéticos e Biotecnologia (CENARGEN) em Brasília-DF e coordenadora da Área de Biotecnologia na CAPES, além do Dr. Márcio Alves Ferreira - professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e consultor da Área de Biotecnologia na CAPES. Ambos foram acompanhados por professores do campus que participam do processo de instalação do mestrado e de uma equipe da Reitoria da UFCG.

A agenda da CAPES no campus do Cuité começou pela manhã com uma apresentação do ‘Estado da Arte do CES’, desde a sua criação até o momento presente, feita pelo diretor da instituição, prof. Ramilton Marinho. Em seguida os membros da equipe da Reitoria falaram sobre o apoio ao PPGCNB. Também houve a apresentação do Projeto pela professora Magnólia Campos, coordenadora da proposta do PPGCNB. Ainda na manhã, a Dra. Fátima Grossi apresentou a área de Biotecnologia da CAPES.


Já no período da tarde, os consultores puderam visitar e observar algumas instalações do campus como a Direção, Biblioteca Central, Laboratórios de Pesquisa do CES coordenados por professores do PPGCNB, instalações do bloco H destinadas ao PPGCNB, Laboratório de Informática Aplicada (LIAP), Ambiente dos Professores, Centro de Convivência e salas de aulas do bloco I.

Por fim, foram dadas as orientações essenciais de como o Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e Biotecnologia deve funcionar no caso de sua recomendação pelo CTC/CAPES.

Segundo a professora Magnólia Campos a visita representou um marco importante na avaliação para proposta de implantação da pós-graduação no CES, tendo em vista que ela já havia sido pré-aprovada pela CAPES, em primeira instância, na Área de Biotecnologia como uma diligência para visita in loco a instituição, ou seja, com a presença dos consultores no CES.

“A Proposta de PPGCNB submetida pelo CES é multidisciplinar e visa abrigar egressos dos cursos de graduação deste Campus da UFCG e de outras Universidades da região e do país”. Acredito que, para eles (consultores) que nunca vieram a este interior da Paraíba, tenha sido surpreendente conhecer um campus universitário, como o de Cuité, preparado com instalações e com seu corpo docente para brigar por um Programa de Pós-Graduação, revela a professora.

Já para o vice-diretor do campus, José Justino Filho, o reconhecimento dessa proposta já é um grande avanço das intenções dos que fazem o Centro de Educação e Saúde. Ele espera que essa visita dos avaliadores da CAPES consiga fazer com que haja maior sensibilidade ainda na aprovação do Pós-Graduação. Segundo ele, o CES conta com infraestrutura já pronta pra o funcionamento do mestrado e um projeto está bastante avançado.

“Já há algum tempo que a gente vem nessa luta aqui no campus pra dar inicio a um processo de pós-graduação efetiva e consolidando ainda mais o ensino, a pesquisa e a extensão no campus de Cuité”, ressaltou Justino.

Ramsés França – Ascom/CES

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!