.

Projeto Rondon: Alunos do campus da UFCG de Cuité participam de atividades no estado de Sergipe

Cuité Pb online | 11:50 | 0 Comentários

Partilhar

Uma equipe formada por professores e alunos da Universidade Federal de Campina Grande esteve, no período de 22 de janeiro a 02 de fevereiro (sábado) de 2013, no município de Neópolis-SE desenvolvendo atividades do Projeto Rondon, na Operação São Francisco 2013. A programação incluía ações nas áreas da Saúde, Educação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça.

Entre os rondonistas estavam os alunos Anderson Vieira (curso de Farmácia), Dalyane Dantas (curso de Nutrição) e Priscilla de Souza (curso de Enfermagem), além da professora Andrezza Duarte do curso de Farmácia. Todos do Centro de Educação e Saúde - UFCG (campus de Cuité).

Na área da Saúde, o grupo atuou na capacitação dos agentes de saúde em saúde da família, saúde bucal, saúde ambiental, doenças endêmicas, acolhimento e humanização do atendimento em saúde, saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens, na prevenção da prostituição infantil, na prevenção do uso do álcool e drogas e na prevenção da violência contra mulheres, crianças e adolescentes. O projeto, também, objetivou a capacitação de agentes multiplicadores em nutrição, com incentivo no uso de alimentos regionais e desenvolver ações de incentivo ao esporte e lazer.

De acordo com a coordenadora da equipe, professora Nadege Dantas (Coordenadora de Extensão Cultural e da PROPEX na UFCG), todas as atividades do projeto foram preparadas com o intuito de atender às principais demandas do município de Neópolis. “Esperamos que a semente que ora estamos plantando aqui possa germinar para que, no futuro, possamos olhar pra trás e ver que nosso objetivo foi alcançado, que nós, realmente, conseguimos promover uma melhor qualidade de vida para a população neopolitana”, explica a professora.

Trabalho de humanização

Segundo a professora Andrezza Duarte, coordenadora adjunta, o Rondon permitiu para toda a equipe a humanização, a renovação e, principalmente, o crescimento de valores humanos e significativos na formação tanto do profissional quanto do indivíduo. “Sem dúvidas, o objetivo de capacitar e formar alunos mais sensíveis e preparados para a realidade foi efetivamente alcançado, além de trazer para a população de Neópolis novas possibilidades”, declarou.

Já o acadêmico do curso de Farmácia, Anderson Vieira afirmou que a ‘Farmácia’ o ensinou que substâncias químicas são essenciais para aliviar e/ou curar as dores da humanidade.

“O RONDON me mostrou que há outras dores que não podem ser tratadas com substâncias. Pessoas que clamam por atenção, esclarecimentos e instrumentos que lhes propiciam uma melhor qualidade de vida, podendo sair da realidade em que se encontram. Depois de Neópolis, sinto-me maior, mais sábio, mais importante, mais Farmacêutico e, principalmente, mais humano, por ter tido a oportunidade de semear algo que pode germinar na vida da população neopolitana”, disse Anderson.

A operação São Francisco em Neópolis foi finalizada neste sábado (2) com a promoção de um grande evento na cidade, com a apresentação de algumas das atividades desenvolvidas durante toda a atuação dos estudantes da UFCG na cidade. Fora entregue, também, o Certificado do Ministério da Defesa ao Prefeito Municipal, Sr. Aminthas Tojal, pelo apoio e aceitação do Rondon, bem como os certificados a todos os participantes das ações promovidas pelos rondonistas.

(Ramsés França – Ascom/CES – 04.02.2013)

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!