.

Museu do homem do curimataú realiza noite de resgate a cultura do repente

Cuité Pb online | 20:59 | 2 Comentários

Partilhar

O Museu do Homem do Curimataú (MHC) de Cuité realizou na noite do último sábado (02), uma noite de repente e viola com a dupla José Caetano e Sebastião Marinho.

O repentista da cidade de Solânea, Sebastião Marinho, destacou a importância do resgate da cultura realizado pelo MHC. “É um prazer está participando desta noite, pois quando se fala em cultura é obrigatório o repentismo está presente e Cuité está de parabéns por esta iniciativa de trazer para o museu os cantadores, cordelistas e repentistas”, ressaltou.

Em entrevista, o diretor do museu, Israel Araújo, falou do papel do museu em resgatar a cultura da viola. “Esperamos que essa cultura tradicional e popular da cantoria e do improviso cada vez mais tenha amigos, no ano passado nós fizemos umas cinco cantorias e uma das mais comentadas e mais participava foi com a dupla Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano, este ano já começamos com Zé Caetano e Sebastião Marinho e o museu está de portas abertas para a comunidade e principalmente para a cultura seja ela qual for”, comentou.

O evento ainda contou com a participação da poetisa cuiteense Minervina Ferreira que deu uma palhinha no palco em um duelo com José Caetano.

Flávio Fernandes

Category:

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, em trazer a tona uma parte tão importante da nossa cultura popular, que é do "REPENTE" cantoria de viola, que encantava jovens, adultos e "velhos" na nossa querida cidade! Isso lembra muito a minha infância em Cuité, pois nos finais de semanas quando havia cantoria, era aquela alegria. Já ouvi muito, Raimundo Caetano e Zé Caetano, quando era criança, havia outro da mesma família, que era Semião Caetano (acho). Parabéns mesmo! Israel Araújo, muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Como também não deixamos de lembrar dos repentistas SEMEÃO CAETANO E seu irmão DIMAS CAETANO, que muito abrilhantou com seus repentes, os quais ficaram para sempre gravados em todos os nossos corações... PARABÉNS FAMILIA CAETANO PELOS ILUSTRES ARTISTAS QUE NOS FIZERAM MUITO FELIZES COM SEUS REPENTES...

    ResponderExcluir

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!