.

Corregedoria do TJ-PB realiza inspeção no fórum de Barra de Santa Rosa

Cuité Pb online | 11:09 | 0 Comentários

Partilhar

Uma equipe da corregedoria do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB), comandada pelo Desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, está na cidade de Barra de Santa Rosa desde a última terça-feira (05) para a realização de uma inspeção nos processos ativos da comarca, a ação está sendo desenvolvida ordinariamente em todo o estado.


Em entrevista a 89 FM, o Desembargador Márcio Murilo ressaltou o objetivo da inspeção. “O objetivo não é apenas fiscalizar, mas transmitir técnicas para melhorar a tramitação dos processos, essa técnica já é utilizada em todo o Brasil e visa tentar reduzir a morosidade judicial que é o grande problema hoje do judiciário, isso é decorrente de vários fatores, um deles é a escassez de juízes e servidores”, explicou.

De acordo com o Juiz Corregedor Rodrigo Marques Silva Lima, a visita da corregedoria ainda visa manter um contato com a comunidade esclarecendo as funções de um Juiz. 

“A função do juiz não está só relacionada a área criminal, mas também a várias outras áreas, o juiz atua no direito de família, ou seja, nas questões de separações, divórcio, nas questões ligadas a infância e juventude, na adoção, na guarda, também na execução penal acompanhando os cumprimentos das penas dos apenados, na área criminal atuando e julgando os crimes, e prioritariamente na área civil quando se trata de indenizações, contratos, despejos, dentre outros”, esclareceu o Juiz Rodrigo Marques.

Segundo o Desembargador Márcio Murilo, em 1988 – durante a Constituinte – no Brasil havia 750 mil processos e nove mil juízes atuando, hoje o país tem pouco mais de seis mil juízes enquanto o número de processos passou de 750 mil para 90 milhões e a expectativa é que daqui a dez anos esse número duplique.

Flávio Fernandes

Category: ,

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!