Surto de botulismo matou pelo menos 27 cabeças de gado na cidade de Pedra Lavrada

Cuité Pb online | 16:36 | 0 Comentários

Partilhar

Animais com botulismo
Um surto de botulismo matou pelo menos 27 cabeças de gado no município de Pedra Lavrada, município com cerca de 8 mil habitantes e distante 237 quilômetros de João Pessoa. 

De acordo com informações de agricultores locais, as mortes aconteceram num espaço de uma semana e foram registradas logo nos primeiros dias do ano.
Um dos agricultores prejudicados com a mortandade, conhecido como Rogério Veterinário, disse que perdeu cinco cabeças: três vacas, um bezerro e uma reis. "Foi de repente. Os animais começaram a sair espuma da boca e em pouco tempo morreram", contou o agropecuarista.
Ele disse que os animais dele ficavam soltos, por isso acredita que a contaminação tenha vindo do lixão da cidade. Seu Rogério contou, ainda, que após registrar as mortes, o agropecuarista retirou o rebanho para outra localidade e após o gado ser vacinado, as mortes acabaram.

Outro agropecuarista da cidade teria perdido 22 cabeças de gado. Havia informações de que a doença pudesse ter vindo de outra cidade porque o proprietário do gado que morreu havia transferido suas reses, cerca de 80 cabeças para o município de Remígio por conta da estiagem que assola a região, mas o secretário de Agricultura de Remígio, Fabiano Duarte do Nascimento, descartou a possibilidade porque o gado já teria voltado para Pedra Lavrada há três meses. 

Fabiano Duarte explicou que a doença mata rapidamente e se o gado tivesse sido contaminado lá não demoraria tanto tempo para começar a morrer.

O secretário disse, ainda, que assim que tomou conhecimento das mortes, determinou o isolamento das áreas de risco e todo o rebanho da cidade foi vacinado.

"A área do lixão da cidade, onde os animais mortos estavam pastando, foi isolada por ser considerada de risco e todas as carcaças dos animais mortos foram queimadas", informou o secretário.

O diagnóstico de botulismo, conforme Fabiano, foi feito pelo veterinário da Divisão de Saúde Animal e Vegetal da Secretaria de Agropecuária e Pesca do Estado, que fica sediada no município de Picuí. E as medidas tomadas foram por orientação da Pasta.

A Prefeitura de Pedra Lavrada enviou comunicado a todos os agropecuaristas da Região para que evitem a área contaminada, por medida de proteção tanto para animais como para as pessoas. 

O botulismo é uma intoxicação alimentar potencialmente fatal e causada pela toxina produzida pela bactéria Clostridium bolulinu que pode ser encontrada no solo ou em alimentos contaminados e mal conservados. A doença se caracteriza por paralisia muscular e morte por parada respiratória.

A manifestação dos sintomas pode variar de algumas horas para pouco mais de uma semana após a ingestão da toxina. Tontura, visão dupla, boca seca, aversão à luz, queda da pálpebra e dificuldade para urinar e evacuar são os principais.

Portal Correio

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!