.

FAMUP levará sugestão de modernização das cidades ao governo

Cuité Pb online | 18:03 | 1 Comentários

Partilhar

O presidente da Federação das Associações dos Municípios Paraibanos (Famup), Buba Germano, vai apresentar ao Governo do Estado uma proposta de modernização das cidades da Paraíba. Segundo ele, a ideia é orientar os novos prefeitos na elaboração de diversos planos e peças orçamentárias, como a Lei Orçamentária Anual (LOA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o Plano Plurianual (PPA), o plano de gestão dos resíduos sólidos e de unificação da administração pública.

“Queremos firmar parcerias com os governos estadual, federal e o Sebrae para que os prefeitos sejam orientados na execução de diversas obrigações administrativas com o município, oferecendo uma gestão pública mais eficiente e de acordo com os anseios da população”, explicou.

Buba Germano disse que ainda este mês a Famup vai promover um evento, em parceria com o Governo do Estado, para dar orientações administrativas aos prefeitos das cidades. “Neste ano, a Famup continuará oferecendo o suporte técnico necessário aos gestores paraibanos, principalmente aos que foram eleitos pela primeira vez no último dia 7 de outubro. Já estamos articulando o primeiro evento do ano em parceria com o Governo. Fizemos um encontro em dezembro, e temos o interesse de fazer outro na segunda quinzena de janeiro”.

Em entrevista ao programa Correio Debate, da TV Correio, ele recomendou aos novos gestores: “Os prefeitos precisam controlar a ansiedade, porque não vão conseguir cumprir todas as promessas de campanha em apenas dois meses. Eles precisam ficar atentos a Lei de Responsabilidade Fiscal, planejando a execução de obras de acordo com as condições do município e as possibilidades financeiras. A regra é muito clara, é preciso priorizar o equilíbrio financeiro”.

O presidente da Famup também orientou os prefeitos a firmarem parcerias. “Devemos investir recursos em parcerias, para dar a contrapartida na multiplicação de ações. O governador Ricardo Coutinho tem feito isso, convocando os gestores municipais para várias parcerias”. Ele comentou sobre a falta de transição governamental em alguns municípios.

“Essa é uma situação que ocorre em todo o Brasil. Quando assumi a prefeitura de Picuí, em 2005, também não tive transição. Mas hoje a relação entre os gestores que encerram e começam o mandato evoluiu. Muitas informações administrativas podem ser obtidas através do Sagres, do Tribunal de Contas, e algumas transferências voluntárias dos prefeitos são divulgadas por meio de um site do Banco do Brasil”, disse Buba.

Ele informou ainda que continuará à frente da Famup este ano. “Ex-prefeitos podem continuar sendo presidentes, tanto da confederação como da federação. Houve uma deliberação para mais dois anos de mandato”, explicou.
FONTE: DO CORREIO DA PB

Category:

Um comentário:

  1. Esse buba é um CARA DE PAU, mudou na surdina o Estatuto da FAMUP, para mesmo sem Mandato, ficar no Comando desse tão importante órgão representativo dos municípios.

    JOÃO SOARES
    jotaso@oi.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!