.

9º BPM: comando faz balanço das ações desenvolvidas em 2012

Cuité Pb online | 12:12 | 0 Comentários

Partilhar


9º BPM: comando faz balanço das ações desenvolvidas em 2012, Destaque para a redução nos índices de criminalidade

O comando do 9º Batalhão de Polícia militar reuniu-se, nos últimos dias, com todo o oficialato da unidade visando traçar novas metas a serem alcançadas no ano que se inicia, bem como para fazer um balanço positivo das ações que foram desenvolvidas ao longo de todo o ano de 2012, além de expor dados relativos à redução dos índices de criminalidade em toda a região de abrangência da unidade. 

Foi constatada a redução no índice dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (C.V.L.I.) e dos Crimes Violentos Patrimoniais (C.V.P.) em toda área de responsabilidade do batalhão, principalmente na cidade de Nova Floresta, onde foi verificado uma redução de 57% no número de homicídios em relação a períodos anteriores, bem como o número de roubos foi drasticamente reduzido. 

No ano de 2012 o 9º BPM foi agraciado com a chegada de novos armamentos modernos e coletes balísticos que passaram a ser empregados no serviço ostensivo diário garantindo, assim, uma maior segurança tanto para a sociedade quanto para os policiais miliares que passaram a fazer uso dos mesmos garantindo, inclusive, um aumento do número de veículos roubados recuperados e de prisões em flagrante delito. 

O Major PM Galvão, comandante do 9º BPM, destacou a chegada de 40 novos soldados recém-formados e a aquisição de novas viaturas afirmando que todos os destacamentos agora dispõem de veículos bem aparelhados para a realização de rondas ostensivas no perímetro urbano. Já as zonas rurais dos municípios vem sendo vistoriadas por policiais pertencentes à recém criada “Patrulha Rural”, atendendo a uma antiga reinvindicação da comunidade rural, ressalte-se: primeiro posto avançado da PMPB, com sede instalada no distrito Santa Luzia, município de Picuí. A recém criada tropa é dotada de um veículo capaz de atender às ocorrências em áreas rurais de difícil acesso e possui material humano qualificado. 

Também recém criada destaque para a implementação das Rondas Ostensivas Táticas a bordo de Motocicletas (ROTAM) que passaram a contar com seis motocicletas adaptadas ao serviço policial militar. Os integrantes da tropa passam por um estágio de motopatrulhamento onde cursam as disciplinas: técnicas de pilotagem (básica e avançada), técnicas de abordagem com utilização de motocicletas, doutrina de motopatrulhamento, gerenciamento de crises, noções de escolta de batedores, dentre outras.

Destaque, também, as diversas operações desenvolvidas em parceria com o Comando de Policiamento Regional I (CPR I) – realizadas diariamente ao longo de todo o ano – que tiraram das ruas aqueles que insistem em infrigir as leis, bem como apreenderam diversas armas de fogo e drogas ilícitas. Operações como a: Nômade, Visibilidade, Saturação, Divisa Segura, Boas Festas garantiram a manutenção da ordem pública ressaltando que as folgas dos militares vem sendo respeitadas uma vez que 127 PMs encontram-se trabalhando em uma escala de serviço de 24 horas trabalhadas por 72 horas de efetiva folga.

Os números demonstram que esta é a maior redução da criminalidade ocorrida em relação a igual período do ano passado quando comparada com outros estados do Nordeste, a exemplo de Pernambuco (7%) e Rio Grande do Norte (0,9%).

O comandante concedeu entrevista à imprensa local e anunciou, para o ano de 2013, a inauguração da sede do 4º Pelotão da 2ª Companhia, que será instalado na cidade de Barra de Santa Rosa. “Todos esses feitos não seriam possíveis sem o apoio daqueles que integram o 9º Batalhão de Polícia Militar e que mostram comprometimento com serviço policial militar, bem como dos policiais civis pertencentes à 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil que durante todo o ano de 2012, de forma harmônica, desenvolveram uma série de operações conjuntas, ‘fechando’ o ano com resultados positivos na redução da criminalidade”, concluiu o Major Galvão. 

CONFIRA ABAIXO DADOS PERCENTUAIS COMPARATIVOS ENTRE OS ANOS DE 2011 E 2012 REFERENTES À REDUÇÃO DA CRIMINALIDADE:
OCORRÊNCIAS POLICIAIS

Redução de Homicídios = 23% com destaque para o Município de Nova Floresta que teve redução de 57%.

Redução de roubo a pessoa = 39%

Redução de roubo em residência = 42%

Redução de roubo de veículo = 24%

PRISÕES EM FLAGRANTE DELITO 

Por tráfico de drogas = aumento de 20%

Por porte ilegal de arma = aumento de 47%

Por cumprimento de mandado de prisão = aumento de 21%

APREENSÕES 

Armas de fogo = aumento de 60%

Recuperação veículos roubados/furtados = aumento de 30%

Ascom

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!