Campus da UFCG em Cuité lança seu primeiro livro

Cuité Pb online | 11:20 | 0 Comentários

Partilhar

Campus da UFCG em Cuité lança seu primeiro livro.  Obra tem como tema a educação no Curimataú paraibano.


“Um Olhar sobre Concepções e Práticas da Educação na Região do Curimataú-PB”. Este é o titulo do primeiro livro desenvolvido no Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/ Cuité-PB). A solenidade de lançamento da obra aconteceu na última terça-feira (11) na sala de reuniões do CES e contou com a presença de estudantes, professores e servidores do campus, além do diretor administrativo da Editora da UFCG (EDUFCG), Antônio Clarindo Barbosa.

A publicação é resultado de uma série de pesquisas realizadas por professores e alunos do I Curso de Especialização em Educação do CES (turma 2010.2) finalizado, recentemente.  No trabalho de desenvolvimento do livro foi feita uma coletânea de pesquisas ligadas à questão das creches, do IDEB, do ensino médio, do FUNDEF e outros projetos da área da educação na região do Curimataú paraibano. 

O livro é subdividido em cinco capítulos com diferentes autores. Todos contêm o trabalho de professores orientadores e alunos do curso de especialização. O primeiro capítulo trata sobre o modo de cuidar e educar da creche municipal Dr. Diomedes Lucas de Carvalho, município de Cuité, idealizado por Lucineide Martins e pelo professor João Batista da Silva.
O segundo capítulo faz um diagnóstico do baixo rendimento escolar no ensino fundamental do município de Cuité-PB com a proposta para superar o problema. Autores/pesquisadores: Simonia Simonato e Carlos Alberto Garcia Santos.

Já o terceiro capítulo, desenvolvido pelas pesquisadoras Sandra Valéria Marques, Cláudia Patrícia Fernandes dos Santos e Leidjane Matos, discorre sobre o uso do software educacional - a inclusão digital de alunos de uma escola pública do município de Cuité.

A questão da influência televisiva na formação do educando do ensino médio - um estudo de caso feito pelos professores Luiz Fábio Marques e a professora Denise Domingos da Silva – é abordada no quarto capítulo.

No último capítulo foi inserido um estudo sobre o plano de cargos carreira e remuneração e a valorização dos profissionais em educação do município de Sossêgo-PB. Trabalho de José Francis Barbosa e Lauro Xavier Neto.

O livro é uma publicação da EDUFCG e pode ser encontrado na própria editora. Alguns exemplares estarão acessíveis na biblioteca do CES. Haverá, ainda, divulgação em algumas escolas públicas da região, através de seus autores/pesquisadores.

Organizadores (autores) do livro:

Denise Domingos da Silva é professora do CES.  Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Já trabalhou na secretaria de educação no Rio Grande do Norte. Atualmente, trabalha áreas voltadas à questão de metodologia, educação em Química e formação de professores. 

O professor João Batista da Silva é doutor em Física pela Universidade Federal Fluminense.  É coordenador do PIBIC na área da Física. Possui experiência na área de Educação.

A professora Cláudia Patrícia Fernandes dos Santos é doutora pela Universidade de Porto e professora na UFCG/Cuité. Atualmente, é coordenadora, do II Curso de especialização do CES. 

André Antunes Martins, também, é doutor em educação pela Universidade Federal Fluminense. Atua na área de educação, especificamente voltada às políticas públicas, com foco na gestão democrática e educacional.


(Ramsés França - Ascom/CES – 13.12.l2)

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!