.

O que o gado está comendo na Zona Rural de Cuité

Cuité Pb online | 10:56 | 2 Comentários

Partilhar

Na Região da Zona Rural de Cuité o Gado está sendo alimentado com o facheiro (Xique – Xique) queimado, foi assim que as lentes do CuitéPBOnline flagrou no pé da serra, mais precisamente no sitio Mendega próximo ao Melo.

Criar gado na região da zona Rural de Cuité está cada vez mais caro, pois a maior seca de todos os tempos não tem como encontrar pastagens suficientes para manter o rebanho, tendo o homem do campo que escapar seus animais através do corte das leguminosas como xique-xique e facheiro nas encostas da Serra e comprar ração de saco (industrializada) para não deixar o gado passar fome. Para dificultar mais ainda o baixo preço do leite e a falta de incentivos para produção de derivados faz com que o agricultor da Serra fique a merce da sorte esperando por chuvas.

O Governo do estado preocupado com a situação vem desenvolvendo uma política de perfuração de poços artesianos para viabilizar a irrigação não só de capim para o gado mas de culturas frutíferas e para matar a sede dos que enfrentam a estiagem.

Durante a campanha eleitoral foram apreendidas pela Justiça Eleitoral, duas retroescavadeiras da prefeitura de Cuité porque estavam fazendo barreiros na zona rural.

No mesmo período o PMDB denunciou a Justiça Eleitoral que uma perfuratriz de poços, pertencentes ao Estado da Paraíba, estava perfurando poços na zona rural, tendo a Justiça mandada a máquina voltar para João Pessoa.

Tanto a oposição quanto o PMDB diziam que as máquinas estavam sendo usadas para compra de votos. Passada a eleição, as máquinas foram liberadas. A perfuratriz do Governo do Estado voltou e está perfurando poços na zona rural de Cuité fazendo a felicidade dos agricultores.

As retroescavadeiras da Prefeitura também foram liberadas, mais até o momento não se tem registros que as máquinas da prefeitura voltaram a construir barreiros.

Confira as Fotos tiradas pela equipe do CuitéPBOnline no Pé da Serra em Cuité.







CuitéPBOnline com Dagmando Lopes

Category:

2 comentários:

  1. Oh Deus, é só de quem eu tenho dó, pq não podem pagar pelos erros dos seus donos, pq o povo da zona rural em uma grande maioria são culpados, em visita a região pude constatar o pq do abandono, se vendem por tão pouco e depois não podem cobrar nada...

    Wilka Geane

    ResponderExcluir
  2. É lamentável. No entanto esta realidade durante séculos.A zona rural sempre foi esquecida. Teremos,com certeza, mais quatro anos de seca política e fome de justiça social

    ResponderExcluir

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!