.

Gilma Germano agradece participação da Assembleia no Outubro Rosa

Cuité Pb online | 11:46 | 0 Comentários

Partilhar

A deputada estadual Gilma Germano, que preside a Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades da ALPB, ocupou a tribuna, na terça-feira (16), para fazer um pronunciamento acerca da participação da Casa Legislativa ao movimento mundial Outubro Rosa. Esse movimento, criado há 15 anos nos EUA, tem se constituído em uma das formas eficazes de despertar as pessoas para a realidade do câncer de mama e da importância do diagnóstico precoce na ampliação de cura da doença.

            Em seu pronunciamento, a deputada destacou dados que mostram efetivamente o quanto a causa merece atenção do poder público e de toda a sociedade. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama lidera os índices de mortalidade no Brasil, enquanto que no mundo é o segundo tipo que mais leva a óbito. A cada ano, mais de dez mil mulheres morrem no país vítimas do câncer de mama. Ainda segundo o INCA, estes dados são também preocupantes em nosso Estado. A estimativa é que mais de 600 paraibanas sejam diagnosticadas com a doença em 2012. No ano passado morreram 197, um aumento de 147% em 10 anos. 

            Gilma Germano discorreu ainda sobre os resultados da pesquisa do Instituto Avon/Data Popular: Percepções sobre o Câncer de Mama – Quem são os aliados da mulher? Divulgada em 25 de setembro, esta pesquisa, com objetivo de detectar a simbologia relacionada à doença, o conhecimento sobre câncer de mama, além de hábitos relacionados à prevenção, traz grande contribuição para que se perceba a importância da informação no enfrentamento desse mal. Conforme este estudo, o medo de descobrir algum tipo de doença, incluindo o câncer de mama, ainda é percebido por 50% das entrevistadas como a principal razão que leva algumas mulheres a não fazerem a mamografia.  Esse dado chama a atenção, disse  a parlamentar citando a mastologista Rita Dardes, diretora médica do Instituto Avon, “ especialmente porque o câncer de mama é curável em 95% dos casos em que é descoberto em estágio inicial”.

                        Conforme a deputada,  a adesão ao Outubro Rosa se dará com ações como iluminação do prédio da ALPB durante todo o mês. No dia 17/10, terá uma tenda em frente à ALPB, onde uma equipe fará panfletagem, entrega do lacinho e serviços de saúde. No dia 23/10 –  haverá visita, às 16 horas, à Casa de Apoio ao Portador de Câncer da RFCC, que fica na Avenida 12 de Outubro, 858, Jaguaribe. Haverá uma palestra no dia 30/10 sobre o câncer de mama, no auditório da Casa, às 16 horas.  O departamento de saúde da Casa está articulando um atendimento médico com mastologista para o dia 31/10.

Ascom

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!