PICUÍ: Hospital Regional integra projeto em parceria com a SES – PB.

Unknown | 11:19 | 0 Comentários

Partilhar

PICUÍ: Hospital Regional integra Projeto Círculo do Coração em parceria com a SES/PB.


O Hospital Regional de Picuí-PB está integrando um projeto que irá  diagnosticar e tratar clínica e cirurgicamente recém-nascidos e crianças com patologias cardíacas, cardiopatias congênitas, de forma a zerar a lista de cirurgias cardíacas no estado.  Trata-se de uma parceria entre o Círculo do Coração de Pernambuco e o Governo do Estado da Paraíba.

Segundo a RCP (Rede de Cardiologia Pediatrica), nesses 8 meses de parceria com o Governo do Estado da Paraíba foram realizadas : 74 cirurgias ( 9,5 cirurgias por mês), 9.474 OPA (Oximetria de Pulso Arterial) e 103 ecocardiograma neo natal e foram diagnosticadas 103 cadiopatias congênitas.

No Estado da Paraíba foram selecionadas 12 maternidades para realização da oximetria neonatal de pulso arterial (OPA).

O objetivo é diagnosticar precocemente os recem-nascidos portadores de cardiopatias congenitas a partir de um teste simples, rápido, não invasivo (não precisa introduzir agulhas e cateteres na criança) e pode ser realizado por um profissional de nível superior (enfermeiro).

Todas as crianças que nascerem nessas maternidades, após 24 horas do seu nascimento serão submetidas a esse teste popularmente conhecido como "teste do coraçãozinho" cujo resultado é informado a genitora através de um cartão do neonato.

As crianças que forem diagnosticadas possiveis patologias serão encaminhadas para o ISEA (Instituto Elpídio de Almeida) em Campina Grande ou para o Cândida Vargas em João Pessoa para realização de Ecocardiograma para comprovação do diagnostico.

O Hospital Regional de Picui "Felipe Tiago Gomes" onde está anexada a Maternidade Nossa Senhora de Fátima está realizando esse teste desde janeiro de 2012, onde já diagnosticou 02 (dois) casos, um deles em tratamento clínico e um submetido a cirurgia.

Todas as crianças que nasceram realizaram e as que nascerão realizarão no Hospital Regional a opa ou teste do coraçãozinho.


Fonte: Clickpicuí 

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!