.

Governador lança prêmios

Unknown | 12:57 | 0 Comentários

Partilhar

Governador lança prêmios Escola de Valor e Mestres da Educação


O governador Ricardo Coutinho lançou na manhã desta segunda-feira (23), no Salão Nobre do Palácio da Redenção, os prêmios Escola de Valor e Mestres da Educação. Os prêmios são de iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, e consistem na fomentação, seleção, valorização e premiação das experiências administrativas e práticas pedagógicas exitosas, resultantes de ações integradas e executadas por profissionais de educação, em exercício nas escolas públicas estaduais de educação básica, e que, comprovadamente, estejam tendo sucesso no enfrentamento dos desafios no processo de ensino e aprendizagem.

Os prêmios fazem parte do Plano de Gestão Paraíba faz Educação, lançado em agosto de 2011, e está na sua segunda edição. Os editais de inscrições serão publicados no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (24), data do início das inscrições que serão disponibilizados com os formulários de cadastros na página da Secretaria da Educação no Portal do Governo, www.paraiba.pb.gov.br/educacao.

Podem participar do Prêmio Escola de Valor todas as escolas da rede pública estadual de educação básica, desde que preencham os requisitos do edital. O Prêmio Mestres da Educação contemplará todos os professores que tiveram os trabalhos premiados com o valor correspondente a uma remuneração mensal a qual percebe, caracterizando o 14º salário.
“É uma medida de estímulo onde o principal para nós não é o prêmio, mas o esforço em fazer com que a nossa educação atraia e agregue qualidade. Não haverá democracia nesse País ou no nosso Estado enquanto a nossa educação não atingir um padrão de qualidade superior aos índices que tínhamos anteriormente e esse é um esforço que só pode ser feito com os educadores”, declarou o governador.


Ricardo Coutinho destacou que não há limite de recursos para premiar escolas e educadores. “Se todo mundo melhorar a educação na escola pública estadual todos receberão os prêmios. Os recursos estão guardados para que a gente possa realmente dar um passo adiante na busca da essencialidade que é a qualificação do ensino”, destacou.
O governador afirmou que esta é uma busca permanente e necessária. “O professor poderá ter dois salários a mais, o 14º e o 15º e, ao mesmo tempo, a escola está sendo chamada para melhorar cada vez mais a qualidade daquilo que ensina. Este é um esforço enorme baseado na solidariedade”.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Harrison Targino, a iniciativa visa destacar o trabalho dos professores no exercício de suas funções, na área pedagógica, no sentido de promover o estudante, possibilitando a elevação do nível de aprendizagem e de valorizar as escolas públicas estaduais de educação básica que se destaquem pela competência da gestão administrativa e pedagógica, por iniciativas de experiências inovadoras e bem-sucedidas na melhoria contínua da escola. “Além disso, o prêmio tem por finalidade reconhecer e dar visibilidade ao esforço empreendido por gestores e demais profissionais da educação que estão inseridos como mediadores no processo de construção do conhecimento, buscando, assim, uma maior participação dos estudantes na relação com os objetos do conhecimento”.

Mudanças – O aluno Emanuel Felipe Mendes Moreira, 11 anos, do 6º ano da Escola Estadual João Úrsulo, de Santa Rita, fez um pronunciamento durante a solenidade no Palácio da Redenção. Emanuel deu um testemunho sobre as mudanças ocorridas em sua escola com a implantação das ações do programa governamental Paraíba Faz Educação, incluindo a Escola de Valor, Mestres da Educação e Escola Integral. “Eu estudava pela manhã e à tarde vendia macaxeira. Um certo dia eu conheci o projeto Faz Educação e comecei a fazer várias oficinas: teatro, letramento, jornal. O vôlei, então, mudou a minha vida. Eu comecei a aprender mais dentro e fora da sala de aula”, declarou.

Em sua fala, o aluno solicitou cobertura para a quadra de esporte de sua escola. O governador determinou a imediata execução da obra e agradeceu ao estudante pelo testemunho, bem como a todos os educadores do magistério estadual e aos demais profissionais.



A professora Marcedônia Oliveira Alves, da Escola Estadual Francisco Campos, no conjunto dos Bancários, em João Pessoa, representou os educadores da rede estadual de ensino e falou sobre o êxito de sua escola com o Paraíba Faz Educação. “No ano passado a nossa escola teve 80% dos projetos aprovados e premiados com os prêmios Professor Exemplar e Um Gesto Exemplar. Foi um saldo muito positivo para a educação e para nossa escola. É com muita alegria que estou aqui hoje representando os professores”.

Segundo ela, o prêmio Escola de Valor vai resgatar os valores essenciais na família e na educação. A professora presenteou o governador e o secretário da Educação com o livro ‘Construindo Saberes – Práticas Pedagógicas em Sala de Aula’, resultado do trabalho desenvolvido em sua escola.

No ano passado – Na sua primeira edição em 2011, o prêmio denominado Educação Exemplar, nas categorias Professor Exemplar e Gesto Exemplar, beneficiou 4.882 educadores, sendo profissionais de 70 escolas e 126 professores que tiveram seus projetos selecionados. Desses 126 educadores, 117 conquistaram o 14º e o 15º salários.  Foram investidos pelo Governo do Estado cerca de R$ 6 milhões.

O vice-governador Rômulo Gouveia, o presidente da Associação dos Professores de Licenciatura Plena do Estado da Paraíba, APLP, Francisco Fernandes, e o secretário chefe da Casa Civil, Adriano Galdino, também participaram da solenidade. O presidente da APLP revelou que apoia tudo o que vem em benefício dos professores e da própria escola.

Secom/PB

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!