.

PICUÍ, CUITÉ E SOSSEGO Recebem UPA's e UBS do Governo Federal

Cuité Pb online | 12:14 | 1 Comentários

Partilhar

O Ministério da Saúde habilitou 13 municípios da Paraíba para receberem recursos para construção de UPAs ( 24 horas) e Unidades Básicas de Saúde. O Senador Cássio Cunha Lima (PSDB) aproveitou para alertar que os prefeitos habilitados devem agilizar o mais rápido possível, o envio de toda a documentação exigida para a Fundação Nacional de Saúde (FNS). “Vamos continuar lutando, aqui em Brasília, para garantir que novos municípios do nosso Estado também sejam contemplados nestes programas federais”, afirmou Cássio, que mais uma vez disponibiliza seu Gabinete Parlamentar em Brasília para prestar informações complementares.

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União, treze municípios paraibanos serão beneficiados, ainda este mês, com recursos do Ministério da Saúde para construção de 04 Unidades de Pronto-atendimento (UPA-24 horas), implantação de 03 unidades básicas de saúde (UBS) e recursos para construção de 10 novos polos de academia de saúde. De acordo com a assessoria do gabinete do senador Cássio Cunha Lima, o Ministério da Saúde habilitou quatro novas Unidades de Pronto-atendimento (UPA-24 horas) para a Paraíba: Campina Grande, Cuité, Picuí e Serra Branca. As UPAs estão voltadas ao atendimento de urgências e emergências. Quando os pacientes chegam às unidades, os médicos estabilizam o seu quadro, definem o diagnóstico e analisam a necessidade de encaminhá-lo a uma unidade hospitalar. O projeto das UPA-24h integra a Política Nacional de Atenção às Urgências e Emergências, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde foram autorizadas as construções de três novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), beneficiando os municípios de Dona Ines, Patos e Sossego. Os recursos financeiros são transferidos diretamente do Fundo Nacional de Saúde para os fundos municipais de saúde. As novas UBS que serão construídas servirão de base para que as equipes de Saúde da Família possam realizar os atendimentos às comunidades. As ESF têm a responsabilidade de ofertar uma atenção integral desde a promoção da saúde, prevenção de doenças, recuperação da saúde, acompanhamento em casos de doenças crônicas, atenção e encaminhamento das urgências.

O Senador Cássio Cunha Lima aproveitou também para informar também que oito municípios (Camalaú, Cuitegi, São José do Bonfim, Parari, Duas Estradas, Jericó, Mulungu, Patos, Santa Cruz e Cacimba de Dentro) foram habilitados a receber investimentos para a construção dos polos da academia da saúde.

Clickpicui com Assessoria

Category:

Um comentário:

  1. Pelo menos desta vez, CUITÉ empatou com SOSSEGO,porque no que diz respeito à saúde vem perdendo em todos os índices.

    ResponderExcluir

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!