Macondo X Cuité

Cuité Pb online | 01:43 | 5 Comentários

Partilhar

Macondo X Cuité


QUEM JÁ TEVE A OPORTUNIDADE DE LER ALGUM LIVRO DE GABRIEL GARCIA MARQUES, PREMIADÍSSIMO ESCRITOR COLOMBIANO, GANHADOR DE NOBEL DE LITERATURA, PÔDE ENTENDER O QUE SE PASSOU NESTE SÁBADO NA PRAÇA DE CUITÉ.

TUDO NOS MELHORES MOLDES DE MACONDO, UMA CIDADE FICTÍCIA IDEALIZADA PELO AUTOR EM SEU LIVRO CEM ANOS DE SOLIDÃO.

COMO EM MACONDO, AONDE O IMAGINÁRIO TRANSLÚCIDO OCORRE, AQUI VIMOS EM PLENA PRAÇA PÚBLICA, NÃO EM FACTÓIDE, MAS AOS OLHOS DE QUEM LÁ ESTAVA UM ATO DIGNO DOS MELHORES CONTOS SURREALISTAS TRANSFORMAR EM REALIDADE.ATO PRÁ LÁ DE RIDÍCULO, UMA PREFEITA DE POUCOS ATOS E AÇÕES SÉRIAS QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO DA COMUNIDADE, INAUGUROU UMA PRAÇA COM PELO MENOS CEM ANOS DE EXISTÊNCIA.

ESTARIA SENDO INJUSTO COM A NOBRE PREFEITA SE PELO MENOS UMA REFORMA ESTRUTURANTE VIESSE PRECEDIDA DA FESTANÇA, FUGUETÓRIOS E OUTROS "ADIJETÓRIOS". FALAS, ATÉ PASMEM, A BANDA  FILARMÔNICA PASSOU (REVISTANDO A TROPA) E SAUDANDO OS NOVOS BANCOS DA PRAÇA PERDIDOS NUM PROJETO NO MÍNIMO DE MAL GOSTO ARQUITETÔNICO.

O CERTO DISSO TUDO, COM TODO RESPEITO AS PESSOAS QUE ACHAM QUE REALMENTE ESSA MULHER AMA CUITÉ, É QUE AGORA NÃO SOMOS MAIS UMA MACONDO, CUITÉ NÃO É MAIS UMA CIDADE PERDIDA NO INTERIOR DA PARAÍBA, QUE ADMINISTRADORES COM FICHA SUJA PINTAVAM E BORDAVAM E NADA ACONTECIA. 

AGORA SOMOS UMA CIDADE UNIVERSITÁRIA, TEMOS UMA RESPONSABILIDADE ACIMA DE OUTRAS CIDADES DO NOSSO PORTE, TEMOS CENTENAS DE ESTUDANTES DE VÁRIAS PARTES DESSE PAÍS, PROFESSORES COM NÍVEL DE DOUTORADO EM IMPORTANTES UNIVERSIDADES DESTE PAÍS, ATÉ DO EXTERIOR.ÀQUELAS PESSOAS QUE DIZEM AMAR CUITÉ E QUE SÃO SEUS ALIADOS, DEVERIAM ALERTÁ-LAS PARA COMPROMISSOS MAIORES, PROJETOS IMPORTANTES, A HORA É DE DISCUTIR TEMAS INADIÁVEIS E DEIXAR AS BALELAS PARA UMA OUTRO MOMENTO.
 
NÓS, HOJE SOMOS OBSERVADOS POR ESTAS PESSOAS, E NÃO SERIA BOM PARA NÓS, QUE ELAS  AO RETORNAREM PARA SUAS CIDADES DEPOIS DE FORMADAS POR AQUI PUDESSEM CHEGAR AS SUAS ORIGENS E AÍ COMENTAR, MACONDO EXISTE DE VERDADE, NÃO É FICÇÃO, EU MOREI E ME FORMEI LÁ, É LÁ QUE TEM UMA PREFEITA QUE INAUGURA PINTURA DE MEIO FIO E BANCO DE PRAÇA COM ORQUESTRA FILARMÔNICA.

Category:

5 comentários:

  1. Essa Prefeita assim como o seu marido, é uma fora da lei.

    Ato de campanha fora do período eleitoral e com o dinheiro da Prefeitura é crime.

    Quem vai ter a oportunidade de julgá-los é o eleitor!

    ResponderExcluir
  2. Além do absurdo que foi esse ato inaugural, a obra é ridícula.
    Um banco de praça, pedras na calçada e pintura no meio-fio.
    Simplesmente uma tremenda Cara de pau...

    ResponderExcluir
  3. Desafio alguém que não tenha emprego, ou que não tenha pai, mãe ou conjuge trabalhando na prefeitura a falar em defesa desta prefeita....


    ... deixa para os grilos falarem...

    ResponderExcluir
  4. Não sou morador da cidade de Cuité, mais frequento está cidade a alguns anos, já li o conto de Macondo e fique completamente surpreso com a semelhança, que uma cidade em pleno século 21 , tem com uma cidade fictícia da era de não sei das quantas, quando os governantes faziam com que seus governados se iludicem com fantasias com coisas não existentes , sem fundamentos. acooooorda minha gente, lutem pela sua cidade,que é mui valoroza.

    ResponderExcluir
  5. Para minha tristeza esses absurdos, não acontecem somente em Cuité... Sou de Cuité, mas moro em outro estado, ultimamente estou morando em uma cidade do interior, tipo Cuité, a diferença é que ela é bem mais movimentada, existe um pólo industrial enormeee (gera muitos empregos)... Aqui também tem essas inaugurações, pintura de canteiro, banco de praça.... a mais absurda que ouvi foi uma LIMPEZA EM UMA LAGOA...
    Só temos que lamentar mesmo e é incrível como tem gente que acha isso o Maximo.
    Vamos acordar... Como diz o locutor... ACORDAAAAAAAAAA Cuitééééééééé!!!
    Esse é o ano de mudança, vamos fazer essa mudança URGENTE!!!


    Fernanda Viana

    ResponderExcluir

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!