.

Prefeitura de Picuí participa da XV Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios

Cuité Pb online | 20:27 | 0 Comentários

Partilhar

O Prefeito de Picui, Buba Germano, o vice-prefeito, Acácio Dantas, a Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Rosemary Farias, a Secretária de Promoção e Assistência Social, Patrícia Oliveira, e a Secretária de Saúde, Lúcia Xavier, participaram, nos dias 15, 16 e 17 de maio, da XV Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios.

A Marcha, que foi promovida pela Confederação Nacional de Municípios - CNM, teve como tema "O Poder Local na Construção de Uma Nova Realidade", e discutiu os quatro pontos da pauta municipalista: 1) Redistribuição dos Royalties e participações especiais de petróleo e gás; 2) Impedir a proliferação insconstitucional de projetos de pisos salariais; 3) Encontro de contas  entre débitos e créditos dos municípios com o regime geral de previdência social; e 4) Possibilidade de associação de municípios de âmbito nacional propor ação direta de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade.
 
 
Reunião dos prefeitos com parlamentares paraibanos
O Prefeito Buba Germano, como Presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba e segundo secretário da CNM, presidiu, no primeiro dia de evento, o painel que apresentou a "Política Nacional de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas", junto ao Ministro da Saúde Alexandre Padilha e ao Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. Na oportunidade, o prefeito destacou a implantação do Núcleo de Apoio à Criança e ao Adolescente Usuários de Álcool e Drogas - NACAD, e a realização do III Fórum Regional de Políticas Públicas sobre Drogas, que acontecerá no mês de agosto deste ano, em Picuí.
 
No Congresso Nacional, o prefeito Buba presidiu ainda a reunião dos prefeitos da Paraíba com a  Bancada Parlamentar Paraibana, onde estiveram presentes o senador Cícero Lucena e os deputados federais Ruy Carneiro, Wilson Filho, Romero Rodrigues, Efraim Filho, Hugo Mota e Leonardo Gadelha. Além da pauta prioritária, os parlamentares buscaram discutir possíveis alternativas para os problemas gerados pela seca em nosso Estado.
 
 
Prefeito Buba pede pelos municípios ao Ministro da Integração
Buba participou também de audiências com o Ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, e o Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, onde foi destacada a intensificação das ações emergenciais do Governo Federal para a estiagem que assola a nossa região, com a "operação carro-pipa" do Exército, o baixo custo do milho para alimentar o gado e a injeção de crédito através da Bolsa Estiagem e da antecipação do seguro Garantia Safra.
 
Durante as últimas atividades da mobilização municipalista nacional, o Prefeito Buba tomou posse, na manhã de quinta-feira, 17/05, como segundo secretário da diretoria eleita para a gestão 2012-2015 da Confederação Nacional de Municípios (CNM)
 
"A minha função agora, de volta ao Estado, é convocar os 170 municípios em estado de emergência e potencializar essa discussão na Assembléia Legislativa, para que os deputados estaduais também tomem conhecimento do que foi tratado em Brasília. O Ministro da Integração deixou claro que o empoderamento dos conselhos municipais é fundamental. É com esses instrumentos que nós poderemos dialogar com os Governos do Estado e Federal. Cada prefeito deve fazer seu dever de casa, fortalecendo seus conselhos para apresentar soluções ao exército. A minha parte eu farei junto à Defesa Civil, com o secretário Efraim Filho. Falarei como técnico de recursos hídricos que conhece bem de perto o problema", assegura o prefeito.
 
Ascom

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!