Prefeito Tota viaja a Brasília para a marcha dos prefeitos 2012

Cuité Pb online | 13:13 | 0 Comentários

Partilhar

A Marcha espera receber um total de 3,5 mil Prefeitos de diversas localidades do País.

O Prefeito Tota Guedes embarcou hoje (15) para Brasília, onde participa da 15ª Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios 2012, esse ano sob o tema "O Poder Local na construção de uma nova realidade”, busca atrair o maior número possível de Prefeitos para discutir as responsabilidades do Município e a necessidade do apoio das esferas de governo no sucesso das ações. A Marcha tem início hoje terça feira e será encerrada na próxima quinta.  A estimativa da Confederação dos Municípios (CNM) é que 10% do total de prefeitos brasileiros não compareçam a Marcha por que muitos prefeitos estão em final de mandato e que não concorrem à reeleição.

Pedra Lavrada é representada pelo prefeito Tota Guedes, que também está em final de mandato, porém considera importante a participação do gestor municipal no evento. “O final de mandato de um gestor não implica que ele não possa mais participar de discussões que trazem à tona melhorias para o nosso município, até porque pretendo deixar o município em condições plenas de administração, para que o próximo gestor que me suceda possa ter liberdade e segurança em gerir os recursos, essa marcha nos dará a oportunidade de além de fazer as nossas solicitações a Presidente Dilma e a sua equipe técnica, como também de fazer um parâmetro do antes e do depois dos municípios, tomando como ponto de partida as administrações atuais em cada localidade, mas principalmente de exigir do governo equiparação na distribuição doa royalties, ano passado discutimos essa temática, porém um ano depois não temos solução ainda para a nossa reivindicação”. Viaja na companhia do Prefeito Tota a Brasília um representante do Legislativo Municipal o Vereador Alexsandro Burity e o representante da equipe técnica de engenharia do município, o engenheiro Roberto Vasconcelos.

Dentre os temas a serem debatidos na marcha estão à política de segurança e enfrentamento ao consumo de crack e as propostas em tramitação no Congresso Nacional acerca da redistribuição de royalties de petróleo e gás natural. Essa distribuição é uma solicitação dos municípios para que seja distribuída para todos os municípios, já que todas segundo a CNM têm direito a distribuição.  
A CNM órgão responsável pela organização da Marcha é um importante meio de acesso dos prefeitos a Presidência da Republica e exalta a importante dos prefeitos se mobilizem na busca de recursos para seus municípios, a pressão exercida pelos Prefeitos em suas visitas a Capital do federal, segundo a CNM já geraram um aumento considerável na distribuição do FPM – Fundo de Participação dos Municípios de 22,5 % para 23,5%, isso representa oportunidade de investimento de fundo próprio para os municípios brasileiros. 

  O Brasil tem 5.565 Municípios e conseqüentemente o mesmo total de prefeitos. Nesta terça-feira, espera-se um total de 3,5 mil Prefeitos de diversas localidades do País.

O Prefeito Tota Guedes retorna nesta quinta-feira a Paraíba e na sexta-feira estará em Pedra Lavrada.

ASCOM


Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!