.

PICUÍ PB: A mineração lapidada em novas mãos.

Cuité Pb online | 10:18 | 1 Comentários

Partilhar

Um novo ciclo da mineração em Picuí se inicia com a Cooperativa de Mineradores de Picuí (COOPICUI) nas mãos dos jovens: Presidente, Tony Henriques e o Técnico em Mineração Antonio de Pádua Sobrinho e demais cooperados que buscam capacitação e investimento nas técnicas de exploração da mineração numa competitividade diferenciada e associada aos padrões ambientais.

Dentro do Arranjo Produtivo, com a criação da Cooperativa e a nova linha de crédito do Empreender PB, impulsionaram a atividade que pode gerar emprego e distribuição de renda. Uma oportunidade que se visualizada por autoridades publicas, deve despertar jovens perdidos no mundo das drogas, tirando da ociosidade, dando-lhe a opção: Trocar a pedra de Crack por outra Pedra Preciosa no garimpo, uma chance de ouro na vida.

Chefe da Casa Civil do Governo da Paraíba e Cientista Político, Lúcio Flávio teve a oportunidade de visitar alguns garimpos do Seridó Paraibano e presenciou um trabalho rudimentar, homes sem camisas e sem equipamentos adequados até mesmo para sua segura. Hoje este retrato do garimpo na Paraíba começa a modificar com o apoio do governo do estado através do crédito do Empreender PB que tem a frente o jovem, Tárcio Pessoa.

Os garimpos devem ser explorados com planejamento e responsabilidade ecológica, as nossas riquezas minerais são imensas, porém algumas empresas estrangeiras são verdadeiras predadoras, no município de Alhandra na Paraíba áreas de calcário já sofrem um imenso impacto ambiental com a falta de regras ecologicamente corretas.

O técnico em Mineração da COOPICUI, Antonio de Pádua destaca que a região do Seridó em especifico Picuí tem um potencial de gemas e pedras preciosas. Com uma visão ambiental a Cooperativa busca parcerias para alavancar de vez o crescimento deste segmento. 

O professor, Marcio Vieira (IFPB) em Picuí pretende desenvolver um projeto social junto aos mineradores de Picuí. A situação dos pequenos mineradores da mesorregião do Seridó Paraibano é bastante precária, porém novos horizontes brilham em favor dos cooperados da COOPICUI, pela primeira vez o governo do estado, através do novo programa Empreender PB vem proporcionando um novo quadro para os mineradores esquecidos de outrora.

Um fator preponderante é sair da informalidade, que segundo dados de uma pesquisa do professor, Antonio Pedro Ferreira da UFCG, mais de nove mil trabalhadores distribuídos por municípios da região do Seridó vive na informalidade, são mal remunerados e trabalham de forma desordenada, degradando um patrimônio que é da União. Com uma nova visão e com uma política de sustentabilidade, membros da COOPICUI têm participado de oficinas, encontros e conferências para aprimorar as técnicas no garimpo.

Assim não é apenas partir para a legalidade da função, mas também focar na capacitação, comercialização, segurança de trabalho e saúde. Esses itens dependem de uma parceria de órgãos como: CDRM, Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Ministério do Trabalho, CREA, SUDEMA e da conscientização dos próprios garimpeiros.

Neste 1° de maio, dia do Trabalhador a população de Picuí será agraciada com a abertura da Mostra “A Vida no Garimpo” a ideia é divulgar a atividade extrativista de minérios e rochas, que se encontra em Picuí e Região. A mineração em Picuí era um gigante adormecido que agora será fortalecida com novos equipamentos e ideias dentro da cadeia produtiva do segmento da mineração.

Dema Macedo

Category:

Um comentário:

  1. Sou de Nova Floresta e tenho uma denuncia a fazer:

    No ultimo sabado houve um acidente aqui e nova floresta,de um homem chamado Lolo, os amigos dele chamaram samu e quando o samu veio se negou a prestar socorro a vitima, Lolo foi encaminhado a campina grande, na ambulancia do hospital, estava em coma e infelismente veio a obito.

    Esse tipo de coisa não pode acontecer, pois o samu tem que atender todos que precisem.

    ResponderExcluir

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!